Quer ganhar massa muscular? Coma carboidratos!

Alimentação Bem-estar
16 de Agosto, 2022
Quer ganhar massa muscular? Coma carboidratos!

Quem treina com o objetivo de atingir a hipertrofia (isto é, o aumento em tamanho e volume dos músculos), já deve saber que a alimentação constitui um dos principais pilares da meta — ao lado, é claro, dos treinos e do descanso. E se os resultados demoram a aparecer, a gente logo pensa que o problema deve estar no consumo inadequado de proteína, afinal, o macronutriente é o primeiro a ser associado ao processo. Mas você sabia que os carboidratos também são essenciais para ganhar massa muscular?

“O carboidrato evita a deterioração dos músculos e repõe o glicogênio (principal reserva de energia das nossas células)”, explica a médica nutróloga Dra Marianna Magri, titulada pela Associação Médica Brasileira e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.

Funciona mais ou menos assim: quando consumimos alguma fonte de carboidrato, parte dela é transformada em glicose, que fica na corrente sanguínea. Já o que sobra, por outro lado, vira o chamado glicogênio, que é armazenado tanto no fígado, como nos músculos.

No fígado, esse glicogênio tem as funções de servir de combustível para os nossos órgãos vitais e de controlar a glicemia entre as refeições (níveis de glicose no sangue).

Nos músculos, ele funciona como uma reserva energética do corpo. Assim, durante a atividade física, nossos níveis de glicose no sangue ficam mais baixos, o que faz com que o organismo transforme esse glicogênio em glicose para poder usar.

Importância dos carboidratos para ganhar massa muscular

Por isso, ter reservas adequadas de glicogênio nos músculos é importante por alguns motivos:

  • Garante energia para aguentarmos treinos intensos do começo ao fim;
  • Evita que o corpo utilize as próprias fibras musculares para obter energia (o chamado catabolismo muscular), o que atrapalha demais a meta.

Quanto consumir por dia?

Essa recomendação costuma variar de acordo com algumas características, como sexo biológico, idade, metabolismo e outras condições. Mas pode variar entre 8 e 9g por quilo de peso corporal (atletas de alto rendimento chegam a consumir 12g) por dia.

Leia também: Melhor horário para comer proteína se você quer ganhar massa muscular

Quais os melhores carboidratos para quem quer ganhar massa muscular?

De acordo com a nutróloga, são:

Fonte: Dra Marianna Magri, médica nutróloga titulada pela Associação Médica Brasileira e Colégio Brasileiro de Radiologia.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas