Saúde do intestino deve ser o foco da dieta, afirma estudo
Se você já fez de tudo para emagrecer, mas não obteve sucesso, talvez esteja olhando para o caminho errado. Pois, um estudo publicado na revista científica Science Journal of Health (CPAH), de autoria da nutricionista Monik Cabral, revelou como as dietas devem ser pensados no funcionamento intestinal. Nesse sentido, a saúde do intestino se coloca como um grande pilar do emagrecimento.
Saúde do intestino: o nosso segundo cérebro
“O equilíbrio do intestino é fundamental para que o organismo funcione bem e absorva os nutrientes que você precisa”, adianta a nutricionista Hannah Médici Viersa, de São Paulo.
Leia também: Reeducação alimentar: Saiba o que é e como começar
“Assim, açúcar refinado, farinha branca, alimentos processados e industrializados deixam nosso intestino ‘fraco’ e permeável. Ou seja, gerando um quadro inflamatório que é a origem de problemas como aumento da gordura visceral, obesidade e resistência à insulina”, alerta a profissional.
Emagrecimento e intestino
As bactérias que habitam o intestino humano, ou microbiota, como é chamado o conjunto delas, têm um papel fundamental para a nossa sobrevivência. Assim, o endocrinologista Mario Saad, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Unicamp, explica que o intestino tem entre 600 e 1000 espécies de bactérias. Aliás, quanto mais espécies uma pessoa tem, melhor é, já que com menos bactérias, a absorção de fibras diminui e a massa corporal aumenta.
Leia também: Emagrecer: 28 dicas para perder peso rápido com saúde
Dessa forma, adotar uma alimentação pobre em nutrientes favorece uma microbiota menos diversa, o que deixa o indivíduo mais propenso ao ganho de peso. “Ou seja, para emagrecer, é importante evitar o consumo de açúcar e farinha refinados e substituí-los por alimentos ricos em fibras, presentes especialmente nos legumes, verduras e frutas”, completa a nutricionista.
Assim, o artigo mostra que nossa dieta deve ter foco também em função do órgão, uma vez que, quanto mais diversificada for a dieta, mais diversificado é o microbioma. Isto, por sua vez, gera uma sensação de bem-estar geral maior.
Melhores alimentos para a saúde do intestino
- Alho;
- Frutas vermelhas;
- Iogurte;
- Grãos e cereais integrais;
- Oleaginosas;
- Água.
Leia também: Os seis melhores carboidratos para a sua dieta
Fonte: Monik Cabral, nutricionista formada pela UGF (Universidade Gama Filho) e fisioterapeuta formada pela Universidade Estácio de Sá.