Salada de pinhão do Tralli: veja como fazer em casa

Alimentação Bem-estar
20 de Março, 2024
Salada de pinhão do Tralli: veja como fazer em casa

O jornalista Cesar Tralli surpreendeu seus seguidores nesta quarta-feira (20) com mais uma receita saudável. Em sua conta no Instagram, Tralli mostrou uma salada de pinhão com milho, alface e sementes. “Salada de Pinhão que eu mesmo colhi no chão com Tici e Manu debaixo das araucárias de Campos do Jordão… Muito “bão””, afirmou o apresentador da TV Globo.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Cesar Tralli (@cesartralli)

Essa não é a primeira vez que Cesar Tralli compartilha detalhes sobre sua “marmita“. Em 2022, por exemplo, ele mostrou outra opção de salada, desta vez com alface, tomate-cereja, palmitos, romã e azeitona. No ano seguinte, o apresentador mostrou que de fato o prato é um dos seus preferidos na marmita ao exibir uma versão que incluía palmito e alguns grãos ou castanhas. “Bendita Seja a Marmita de Cada Dia. Uma ótima semana pra você. Sempre na força, na fé e no rango caseiro saudável”, disse na legenda. Veja, então, como fazer a salada de pinhão do Tralli em casa!

Leia mais: Pinhão: Os benefícios da semente da araucária

Quais são os benefícios do pinhão?

O pinhão é um alimento rico em nutrientes e oferece diversos benefícios à saúde. Por exemplo:

  • Fonte de energia: O pinhão é rico em proteínas, gorduras boas e fibras, que fornecem energia e saciedade.
  • Saúde do coração: O pinhão é rico em ácidos graxos monoinsaturados e ômega 6, que ajudam a reduzir o colesterol “ruim” (LDL) e aumentar o colesterol “bom” (HDL). Dessa forma, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.
  • Controle do diabetes: As fibras do pinhão ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, prevenindo o diabetes tipo 2.
  • Saúde do cérebro: O pinhão é rico em vitaminas do complexo B, que são importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso. Além disso, ele contém antioxidantes que protegem as células do cérebro contra danos oxidativos.
  • Saúde digestiva: As fibras do pinhão ajudam a regular o funcionamento do intestino e prevenir doenças digestivas, como constipação e diarreia, por exemplo.
  • Fortalecimento do sistema imunológico: O pinhão é rico em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e proteger o corpo contra infecções.
  • Saúde dos olhos: O pinhão é rico em luteína e zeaxantina, carotenoides que protegem os olhos contra danos oxidativos e doenças como a degeneração macular relacionada à idade.

Como fazer a salada de pinhão do Tralli?

Ingredientes:

  • 1 xic. (chá) de pinhão cozido e descascado
  • 1 1 xic. (chá) de folhas verdes variadas (alface, rúcula ou agrião, por exemplo)
  • ½ 1 xic. (chá) de tomate cereja cortado ao meio
  • ¼ 1 xic. (chá) de cebola roxa picada
  • ¼ 1 xic. (chá) de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
  • 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Primeiramente, cozinhe o pinhão na panela de pressão ou no forno. Assim, antes de mais nada, lave-os em água corrente. Caso opte por cozinhá-lo na pressão, a proporção ideal é de 1 litro de água para 1 quilo de pinhão. Logo após a panela pegar pressão, conte 40 minutos. Mas, se for cozinhá-lo no forno, antes de mais nada pré-aqueça a 180 graus. Então, faça um corte na casca de cada pinhão com uma faca afiada e espalhe-os em uma assadeira. Asse por 30 minutos, ou até que a casca esteja dourada e crocante. Por fim, descasque-os.

Para facilitar, coloque-os em uma tigela com água quente por alguns minutos. Agora, é hora de fazer a salada. Para isso, misture as folhas verdes, o tomate cereja, a cebola roxa e o queijo parmesão. Então, adicione o pinhão. Além disso, em um recipiente à parte, misture o azeite, o vinagre balsâmico, o sal e a pimenta e regue a salada com o molho, misturando bem. Por fim, sirva.

Você pode adicionar outros ingredientes à salada de pinhão, como cenoura ralada, pepino, frutas secas ou semente, por exemplo, como na salada do Tralli. Além disso, para um sabor mais picante, adicione pimenta calabresa picada ao molho.

Alimentação e Movimento
Uma alimentação equilibrada pode potencializar os resultados do seu treino! Assine o Clube Vitat Cuida e garanta descontos exclusivos em consultas com nutricionistas, farmácias, exames laboratoriais e manipulados.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!