Ronco em crianças: 9 sinais de que seu filho respira pela boca

20 de outubro, 2021

Os pais podem até não perceber, mas alguns filhos tendem a respirar pela boca — cerca de um em cada dez pequenos. Apesar de parecer inocente, o problema é um sinal claro de apneia do sono (distúrbio que causa a parada momentânea da respiração ou uma respiração muito superficial ao dormir), o que pode prejudicar a qualidade da noite e gerar consequências físicas, mentais e até de desenvolvimento. Veja, então, o que causa e como identificar o ronco em crianças:

Leia também: Apneia em crianças pode elevar a pressão arterial e afetar o coração

Ronco em crianças: Por que isso acontece?

De acordo com o médico otorrinolaringologista Alexandre Colombini, o ronco em crianças acontece por conta da obstrução nasal. Esta, por sua vez, pode ser causada por alguns fatores, como aumento da adenoide e das amígdalas, desvio de septo, crises alérgicas, sinusite, rinite ou até má formação do nariz e da boca.

Além disso, o pequeno pode estar com a mordida alterada, o que impossibilita o fechamento correto da boca e estimula a respiração por ela. Nesse caso, o mais indicado é o uso de um aparelho dentário para corrigir a questão.

Principais riscos do ronco em crianças

“A cavidade nasal possui filamentos para filtrar impurezas. Quando a criança respira pela boca, maior é o risco de desenvolver infecções respiratórias”, explica o especialista. Sem contar que o ronco em crianças prejudica a qualidade do sono. O que pode trazer prejuízos, uma vez que:

  • É durante o sono que a memória e o aprendizado são consolidados;
  • Dormir mal pode prejudicar a atenção e o humor;
  • Enquanto dormimos, liberamos hormônios do crescimento;
  • Crianças que roncam e respiram pela boca podem apresentar deformidades nos dentes e na face.

“Se a respiração oral não for corrigida logo, esses problemas serão intensificados a longo prazo”, alerta o médico, que ainda ressalta que “toda criança que ronca e não tem uma boa noite de sono deve passar em consulta com um médico otorrinolaringologista para uma avaliação.”

Leia também: Bebê não dorme? Entenda o que pode estar acontecendo e o que fazer

Sinais de que seu filho respira pela boca

Por isso, preste atenção aos principais sinais:

  • Assistir televisão com a boca entreaberta;
  • Ronco;
  • Alterações no sono;
  • Irritabilidade;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no maxilar;
  • Lábios ressecados;
  • Respiração barulhenta;
  • Por fim, dificuldade para mastigar e engolir.

E os bebês?

Nos bebês, o problema pode ser ainda mais grave. Isso porque as vias respiratórias dos pequenos ainda é imatura. E até aproximadamente os 6 meses de vida, eles praticamente só respiram pelo nariz. ⠀⠀

“O nariz do bebê já é muito pequeno, e ele depende muito dele para respiração, ou seja, qualquer secreção ali dentro pode gerar desconforto e barulho para respirar e dormir”, explica o otorrinolaringologista.⠀⠀

Para minimizar tais efeitos, o médico indica a lavagem nasal, que é essencial para o alívio da obstrução e para o bem-estar. Afinal, o “catarro” acumulado também é um ambiente propício para a proliferação de vírus e bactérias.

Fonte: Alexandre Colombini, médico otorrinolaringologista e membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial – ABORL-CCF.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.