Como aliviar a retenção de líquidos depois do Carnaval?

Alimentação Bem-estar
27 de Fevereiro, 2023
Bárbara Shibuya Alves
Revisado por
Enfermeira • Coren-SP 752311
Como aliviar a retenção de líquidos depois do Carnaval?

Quem curtiu o último feriado com intensidade, pode estar sofrendo agora com a incômoda retenção de líquidos pós-Carnaval.

Como o próprio nome já denuncia, o problema nada mais é do que o acúmulo de água dentro das células do corpo — isto é, o líquido sai dos vasos sanguíneos e fica estocado em nossos tecidos subcutâneos. Como consequência, sentimos mãos, pernas e pés inchados.

A condição geralmente é comum em períodos festivos por uma série de fatores. De acordo com a nutricionista Ana Paula Gonçalves, Supervisora de Nutrição Clínica do São Crisstóvão Saúde, é durante o Carnaval que as pessoas consomem mais drinks e bebidas alcoólicas, por exemplo.

“O álcool desidrata o corpo, pois inibe a produção do hormônio antidiurético (responsável por regular a nossa perda de água). Assim, eliminamos mais líquidos”, explica a especialista. É por isso que, quando bebemos, sentimos vontade de ir ao banheiro com frequência!

Então, com menos água, o organismo inicia um processo de defesa, no qual retém o líquido nas células justamente para evitar a desidratação. Isso sem falar que hábitos como a ingestão exagerada de ultraprocessados e embutidos (ricos em sódio) e as longas horas sob sol forte pulando ou dançando contribuem para a questão.

Leia também: Como funcionou a dieta da Sabrina Sato para o Carnaval?

Como aliviar a retenção de líquidos pós-Carnaval?

Sentiu que exagerou nas comemorações deste Carnaval? A seguir, a profissional indica o que fazer para amenizar o inchaço:

1 – Beba água!

Nada melhor do que compensar a perda de líquidos durante o Carnaval com muita água, não é mesmo? Tenha sempre uma garrafinha em mãos e aposte em receitas como chás, suchás, sucos naturais e água de coco.

2 – Coma muitos vegetais para amenizar a retenção de líquidos pós-Carnaval

Além disso, alguns alimentos são bastante hidratantes e muito recomendados. Por exemplo: melão, melancia, pepino, morango, abacaxi, tomate

3 – Pratique exercícios físicos

Retome os exercícios físicos aos poucos e com moderação. Se você não pratica nenhuma atividade, uma boa pedida é começar com caminhadas leves. Isso porque movimentar o corpo favorece a circulação sanguínea e ajuda a amenizar o inchaço.

4 – Descanse adequadamente

Deitar e colocar os pés em cima de uma almofada ou travesseiro pode contribuir. Por fim, tente dormir pelo menos sete horas por noite.

Fonte: Ana Paula Gonçalves, nutricionista e supervisora de nutrição clínica do São Cristóvão Saúde.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra