Receitas nutritivas e práticas para o verão

Alimentação Bem-estar
21 de Dezembro, 2023
Receitas nutritivas e práticas para o verão

Chegou o verão! E qual a melhor forma de se alimentar na estação mais quente do ano? O ideal é basear a alimentação no consumo de vegetais, como as frutas, legumes e verduras, que são geralmente mais digestivos e podem ser consumidos em temperatura ambiente e até gelados”, ensina a nutricionista Renata Guirau. A especialista lembra que a hidratação no verão é extremamente importante, principalmente ao praticar atividades físicas ou ficar mais exposto ao calor. “Aumentar a ingestão de água, de água de coco e sucos naturais de frutas é fundamental”, diz. Por isso, veja algumas opções de receitas nutritivas para essa época do ano.

Leia mais: Saladas de verão: aprenda a fazer receitas práticas e refrescantes

Os benefícios de receitas nutritivas no verão

De acordo com Renata, as frutas mais suculentas ajudam na hidratação, além de fornecerem antioxidantes. Por exemplo, abacaxi, laranjas, melão, kiwi, kiwi amarelo, maracujá, melancia e coco verde. “As ricas em vitamina C, um excelente antioxidante, também são muito bem-vindas, entre elas o limão, a acerola, as cerejas, a lichia e o caju”.

Além disso, a nutricionista alerta que o consumo excessivo de açúcar e de sal piora a hidratação. “É importante não abusar da ingestão de alimentos que contenham esses nutrientes, sobretudo os industrializados”.

Isso porque esses alimentos são leves e, quando consumidas in natura, as frutas podem ajudar muito na hora do lanche, nos dias mais quentes. Maçã, pêra, pêssego, ameixa, figo e goiaba são excelentes opções práticas e nutritivas. “Uvas roxas ou verdes deixadas no freezer por 30 minutos se transformam em petiscos deliciosos e podem até compor drinques, com ou sem álcool”, ensina Renata.

Para quem tem sempre uma geladeira por perto, as frutas picadas e geladinhas caem muito bem. “Lembrando que as picadas e descascadas devem ficar sempre sob refrigeração. Além disso, devem ser consumidas em até 24 horas, tanto para minimizar a perda de nutrientes, quanto para garantir que não estraguem. Mesmo as inteiras, no verão, ficarão mais bem armazenadas na geladeira, garantindo maior durabilidade para o consumo”, observa a especialista.

Com as altas temperaturas, a exposição solar pode agredir a pele, e a nutricionista recomenda aumentar o consumo de antioxidantes. “Fontes de betacaroteno, como cenoura, manga, mamão, acerola, ameixa, cereja, por exemplo, devem ser consumidas com mais frequência, pois ajudam na saúde da pele e a reduzir os efeitos nocivos dos raios solares”.

Aprenda a fazer receitas nutritivas para o verão

Smoothie de abacaxi com hortelã

receitas nutritivas

Ingredientes

  • 200ml de água de coco
  • 1 caneca de abacaxi maduro picado congelado
  • 2 colheres de sopa de hortelã picada

Modo de preparo

Primeiramente, bata tudo com ajuda de um mixer ou liquidificador e servir em seguida. Se desejar, bata com algumas pedras de gelo.

Overnight oats de maracujá

receitas nutritivas

Ingredientes

  • 1 pote de 150g de iogurte natural
  • Polpa de 1 maracujá médio
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 4 colheres de sopa de aveia em flocos

Modo de preparo

Antes de mais nada, misture o iogurte com a aveia. Em seguida, misture a polpa do maracujá com o mel. Então, em um pote de vidro com tampa, faça uma camada colocando 1/3 do iogurte com a aveia. Na sequência, faça uma camada com o 1/3 do maracujá adoçado. Repita então o processo até usar toda a quantidade dos ingredientes. Por fim, leve à geladeira, com o recipiente fechado, por 12 horas antes de consumir.

Docinho de abacaxi com coco

receitas nutritivas

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de abacaxi maduro picado em cubos pequenos.
  • 1 xícara de chá de coco seco ralado
  • 4 cravos da índia

Modo de preparo

Primeiramente, misture todos os ingredientes e leve para cozinhar em fogo baixo. O abacaxi vai soltar um líquido que irá envolver o coco. Então, cozinhe até formar uma massa não muito homogênea. Desligue o fogo, retire os cravos e deixe a massa na geladeira por pelo menos 6 horas. Faça bolinhas e sirva.

Fonte: Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lata de leite condensado cozida aberta com abridor
Bem-estar Casa

Doce de leite na air fryer dá certo? Pode explodir?

Uma receita de doce de leite na air fryer viralizou recentemente no TikTok. Mas será que realmente dá certo? Confira

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais