Quercetina: Conheça o poderoso antioxidante
A quercetina é uma substância presente em diversos alimentos. Naturalmente antioxidante e anti-inflamatória, ela atua no sistema imunológico. Dessa forma, pode ajudar a prevenir que determinadas doenças prejudiquem o organismo, inclusive graves condições, a exemplo do câncer e certas doenças cardíacas.
Como a quercetina pode beneficiar a saúde
Protege o coração
Devido ao seu natural efeito antitrombótico, previne a formação de coágulos sanguíneos que poderiam prejudicar a saúde do coração caso fossem formados. A trombose pode acontecer de duas formas:trombose venosa e trombose arterial. Ambas comprometem não apenas a saúde cardiovascular, mas podem impactar gravemente todo o corpo. Além disso, esse antioxidante ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim – o LDL – e, portanto, reduz o risco de ataque cardíaco e de AVC (acidente vascular cerebral ou derrame).
Leia também: Vitamina K protege a saúde do coração, diz estudo
Pele jovem e saudável
Esse antioxidante age na defesa contra os radicais livres. São os radicais livres os responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, um resultado do estresse oxidativo. Portanto, a quercetina ajuda a prolongar a aparência jovial e saudável da pele.
Previne doenças graves
O estresse oxidativo é também responsável por doenças graves como certos tipos de câncer, o Alzheimer e diabetes. Assim, ao combater a ação dos radicais livres, é possível reduzir o risco de que essas doenças se instalem no corpo. Além disso, sua ação anti-inflamatória fortalece a imunidade e previne infeções, alergias e problemas respiratórios.
Leia mais: Dieta rica em flavonoides reduz risco de câncer
Alimentos ricos em quercetina
Os alimentos ricos em quercetina possuem ação anti-inflamatória e anti-histamínica, que ajudam a proteger contra doenças cardíacas. Além disso, aliviam alguns sintomas de problemas alérgicos, como coriza, urticária, inchaço dos lábios e mais.
Leia também: Vinho e chocolate podem ajudar a prevenir doenças sérias