Alcaparra: Propriedades, benefícios e como consumir

Alimentação Bem-estar
07 de Fevereiro, 2020
Alcaparra: Propriedades, benefícios e como consumir

A alcaparra é um popular condimento, responsável por render um sabor especial em diversas receitas. Original da região do Mar Mediterrâneo, é muito comum na Itália, no Marrocos e em Portugal.

Seu sabor salgado chama atenção e lembra ligeiramente o gosto da azeitona. Ainda, suas propriedades são poderosas, por isso, também pode ser utilizada para fins medicinais. Elas são, na realidade, botões de flores do arbusto Capparis spinosa imaturos e em conserva. 

As alcaparras são repletas de vitaminas, minerais e fibras. Além disso, também possuem potencial antioxidante, pois são ricas em flavonoides, que são capazes de reagir com vários tipos de radicais livres. Portanto, atuam para barrar o envelhecimento precoce. Não só, são pouco calóricas. Porém, ricas em sódio.

Benefícios da alcaparra

Protege o coração

Por ser fonte de fibras, as alcaparras não apenas ajudam no emagrecimento ao beneficiar o funcionamento intestinal, mas também protegem a saúde do coração. De forma que ajudam a regular o LDL (colesterol ruim) no sangue, as fibras previnem doenças cardiovasculares.

Leia mais: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Previne o câncer de mama

Segundo estudo da Universidade de Farmácia da Filadélfia, nos Estados Unidos, o consumo de alcaparra está diretamente ligado à prevenção do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre as mulheres no Brasil. Não só, outro estudo promovido pela Universidade Thomas Jefferson, também no estado da Filadélfia, obteve os mesmos resultados.

Leia também: Emagrecer depois dos 50 anos pode diminuir risco de câncer de mama

Efeito calmante

Além de seus benefícios diretamente ligados à saúde física, a especiaria também pode ser benéfica para a saúde mental e emocional. Desse modo, promove sensação de relaxamento, graças às suas propriedades calmantes. Portanto, combate os sintomas da ansiedade e do estresse.

Leia também: Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da TPM

Como consumir a alcaparra

Pode ser adicionada nas mais diversas receitas, desde o preparo de carnes, massas e até saladas. Da mesma maneira, é possível encontrar o óleo de alcaparra à venda em lojas de produtos naturais.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!