Queijo cottage: O que é e como incluir na dieta

6 de novembro, 2019

O queijo cottage é um queijo de baixa caloria com sabor suave. Sua popularidade cresceu nas últimas décadas e seu consumo é frequentemente recomendado como parte de uma dieta saudável.

Macio, branco e cremoso, é considerado um queijo fresco. Ou seja, não passa por um processo de envelhecimento ou amadurecimento para desenvolver o sabor. Assim, ele é feito a partir da coalhada de vários níveis de leite de vaca pasteurizado, incluindo leite sem gordura, gordura reduzida ou leite normal.

Valor nutricional

O perfil nutricional do cottage varia dependendo do nível de gordura do leite utilizado e da quantidade de sódio adicionada. Mas, geralmente, uma xícara (226 gramas) de queijo cottage com baixo teor de gordura (1% de gordura do leite) fornece:

  • Calorias: 163
  • Proteína: 28 gramas
  • Gorduras: 2.3 gramas
  • Fósforo: 24% da ingestão diária de referência (IDR)
  • Sódio: 30% da IDR
  • Selênio: 37% da IDR
  • Riboflavina: 29% da IDR
  • Cálcio: 11% da IDR
  • Por fim, folato: 7% da IDR

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Queijo cottage e emagrecimento

Muitas dietas para perda de peso incluem o queijo cottage. Isto é, em parte, devido ao seu alto teor de proteínas e baixo teor calórico. Além disso, a alta ingestão de proteínas, como a caseína do queijo cottage, ajuda a aumentar os sentimentos de satisfação. Assim, essa sensação de plenitude pode levar à redução da ingestão calórica e à perda de peso.

Da mesma forma, o queijo cottage ainda oferece boas quantidades de cálcio. Além disso, etudos associaram o cálcio e outros componentes dos laticínios à redução de peso e à manutenção mais fácil, especialmente quando combinados ao exercício.

Entretanto, além do conteúdo elevado de gorduras saturadas do próprio do leite, queijos são produtos com alta densidade de energia (em função da perda de água durante o processamento) e com alta concentração de sódio, devido à adição de sal. Por outro lado, ele também colabora para o equilíbrio da flora intestinal por ter ação probiótica. 

Queijo cottage e o ganho de massa magra

O queijo cottage é popular entre atletas e pessoas que se exercitam. Pois, devido ao seu alto teor de proteínas, é um ótimo alimento para incorporar à dieta de quem deseja construir massa muscular. Além disso, quando combinada ao treinamento de resistência, uma dieta que inclua alimentos ricos em proteínas pode ajudar a aumentar os músculos. Da mesma maneira, a caseína também promove a absorção prolongada de aminoácidos. Ou seja, que tem sido associada ao aumento da capacidade de construção muscular.

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Outros benefícios do queijo cottage

  • Ajuda a prevenir a resistência à insulina. Ou seja, o açúcar no sangue.
  • Fortalece os ossos;
  • Por fim, fonte de selênio.

Como consumir 

O sabor e a textura suave do queijo cottage facilitam a inclusão em refeições e receitas:

  • Saladas. Ou seja, adicione-o às suas saladas favoritas para obter proteína extra.
  • Fruta. Misture com frutas como banana, pêssego, fatias de tangerina e pedaços de melão.
  • Granola. Cubra com granola e regue com mel.
  • Além disso, é substituto de creme de leite.
  • Molhos de imersão para substituir o leite.
  • Substituto de maionese. Espalhe em sanduíches ou use em receitas.
  • Ovos mexidos para uma textura cremosa extra.
  • Por fim, lasanha, como substituto da mussarela ou queijo amarelo. 

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Receita de patê de cottage

queijo cottage

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de queijo cottage
  • 2 colheres (sopa) de requeijão cremoso light
  • 1 colher (chá) rasa de sal refinado
  • 2 colheres (sopa) de manjericão

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no processador, separando algumas folhas de manjericão para decorar e bata até obter uma pasta homogênea. Por fim, sirva.

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