Alimentos naturais que valem mais que suplementos

7 de outubro, 2019

Ganhar massa magra, ter mais energia durante o treino, turbinar o processo de emagrecimento, aumentar a imunidade e até controlar a insulina: esses são os benefícios dos suplementos alimentares

Como o nome já diz, suplementos alimentares são substâncias que tem como objetivo complementar a dieta para adequar a ingestão de nutrientes importantes como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos essenciais e/ou aminoácidos, entre outros. 

Se o seu objetivo é suplementar depois de atividades físicas, saiba que existem alimentos naturais que trazem tantos ou mais benefícios para o corpo pós-treino do que qualquer suplemento. 

Além disso, alimentos naturais têm o benefício adicional de fornecer nutrientes adicionais, como antioxidantes e outras vitaminas e minerais essenciais. Eles costumam ser menos caros e provavelmente mais satisfatórios que os suplementos. Confira:

Iogurte grego

O iogurte grego é um lanche ideal após o treino porque contém uma boa mistura de carboidratos e proteínas. A ingestão de 20 a 25g de proteína depois do treino ajuda na síntese de proteínas musculares, e consumir carboidratos em combinação com proteínas pode acelerar ainda mais esse processo.

Para garantir que você está comendo um verdadeiro iogurte grego é importante ler o rótulo do produto. Os principais ingredientes devem ser leite e probióticos. Itens como soro de leite, espessantes, amido de milho modificado, creme de leite e gelatina devem ser evitados. 

Batata

Dois dos principais minerais perdidos no suor são sódio e potássio. A maioria das pessoas não precisa de uma bebida esportiva para reabastecer esses minerais, pois muitos podem obter quantidades adequadas de alimentos. A batata cozida é um exemplo que pode ajudar a repor o potássio perdido após um treino. Além disso, é rica em carboidratos – um imperativo para recuperação muscular. 

Frutas vermelhas 

As frutas vermelhas são abundantes em antioxidantes chamados antocianinas, que têm propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar no processo de recuperação após uma intensa sessão de exercícios. Adicione-as ao iogurte grego para obter uma mistura perfeita de proteínas e carboidratos.

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Queijo cottage

Esse tipo de queijo é conhecido por melhorar a síntese de proteínas musculares. Cubra-o com frutas, como amora, coco ou morango, para adicionar carboidratos.

Ovo cozido

Simples de preparar e fácil de transportar, o ovo cozido é um excelente lanche para recuperação pós-exercícios. Os ovos são uma boa fonte de proteína e contêm vitamina D, que desempenha um papel no controle da inflamação no corpo. 

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