Quanto tempo o cabelo leva para crescer? Especialista responde
Sente que os seus fios não crescem de jeito nenhum? Pois saiba que o processo de desenvolvimento capilar não é igual para todo mundo, uma vez que ele envolve genética, nutrição e até cuidados no dia a dia. Mas quanto tempo demora, exatamente, para o cabelo crescer? Confira:
Quanto tempo demora para o cabelo crescer?
Em média, os fios crescem de um a 1,5 centímetro por mês. Mas esse número pode variar para mais ou para menos, é claro. “Um ponto fundamental que deve ser esclarecido é que o tamanho, o formato e a velocidade de crescimento dos cabelos são determinados geneticamente”, explica a dermatologista Fabiana Seidl.
Os fios crescem por meio da divisão e da multiplicação de células denominadas queratinócitos. Elas ficam no bulbo capilar, mais especificamente nos folículos pilosos (estruturas dentro da pele onde o cabelo se desenvolve). “As células dos folículos pilosos têm uma taxa de atividade alta, mas para que o cabelo cresça de forma normal e saudável, é preciso um bom suprimento de nutrientes e energia”, esclarece a especialista.
Também existem fatores físicos que afetam esse processo, tais como anemia, distúrbios do sono, cirurgias, mudanças bruscas de peso, gravidez, alterações hormonais, uso de alguns medicamentos (como anticoncepcionais e anti-hipertensivos), problemas na tireóide, doenças dermatológicas, além de questões emocionais, como estresse.
Leia também: Quiabo no cabelo: alimento é capaz de hidratar os fios? Descubra
Como fazer o cabelo crescer mais rápido?
“O que podemos fazer para melhorar a questão é ter uma alimentação saudável e cuidar do couro cabeludo, mantendo-o limpo. Dependendo do tipo de fio, isso significa lavar todos os dias — no máximo dia sim, dia não.”
Infelizmente, não existe uma dica milagrosa que vai fazer você virar a própria Rapunzel do dia para a noite. Mas alguns hábitos podem ajudar, como:
- Mantenha uma alimentação balanceada, incluindo o consumo adequado de carboidratos, vitaminas, minerais e, principalmente, proteínas (carnes magras, laticínios, peixes, ovos e vegetais verde-escuros), essenciais na formação da matriz capilar;
- Faça um check-up anual, pois ele avalia a presença de doenças da tireoide e anemia, por exemplo;
- Evite fumar e beber em excesso;
- Fuja do sedentarismo;
- Tenha noites tranquilas e de sono reparador;
- Ao lavar os cabelos, use as pontas dos dedos (e não as unhas) para fazer uma massagem no couro cabeludo, pois isso melhora a circulação sanguínea e contribui para o alongamento dos fios.
Fonte: Fabiana Seidl, médica dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).