Automassagem para os ombros e pescoço

8 de maio, 2020

Se você está trabalhando em casa, provavelmente está sentindo dores nos ombros e pescoço. Especialmente se não estiver em um ambiente mais ergonômico. Caso isso não seja tratado, pode causar problemas de postura e outros transtornos no futuro. Por isso, a automassagem surge como uma ferramenta poderosa para trabalhar possíveis tensões nos ombros e pescoço.

O estresse tende a se acumular na área dos ombros e pescoço. Portanto, as massagens são uma ótima maneira de relaxar os músculos, aumentar o fluxo sanguíneo e, até mesmo, aumentar sua energia.

Dito isso, o pescoço e ombros podem parecer um local difícil de massagear por conta própria. Mas, você não precisa de um massagista para fazer o trabalho. É possível massagear a região usando apenas os dedos e um pouco de pressão. 

Leia também: Alongamento para diminuir a tensão no pescoço

Como fazer massagem nos ombros e pescoço em casa

Para os ombros

  1. Abaixe os ombros para que não fiquem curvados e dobre o queixo no peito para esticar o pescoço.
  2. Coloque os dedos (exceto o polegar) na área em que o pescoço e os ombros se encontram. (Você deve sentir esse músculo levantando a omoplata.)
  3. Pressione firmemente e segure por alguns segundos. Verifique se não há dor – isso significa que você está pressionando um nervo.
  4. Solte e repita até que os músculos se sintam mais relaxados.
  5. Enquanto pressiona, você também pode rolar o ombro para trás e para a frente suavemente e girar a cabeça para o lado oposto e para baixo. Por exemplo, você pode pressionar e segurar o lado direito da área do trapézio superior com a mão direita, dobrar o pescoço e olhar em direção ao joelho esquerdo. Você pode repetir isso de cada lado; tente não soltar a pressão.

Para o pescoço:

  1. Coloque as pontas dos dedos das duas mãos na parte de trás do pescoço.
  2. Usando movimentos circulares para cima e para baixo, certifique-se de chegar até onde o pescoço encontra a cabeça. Esses músculos são muito importantes e, quando tensos, podem causar dores de cabeça.
  3. Coloque os polegares entre o pescoço e a cabeça e as mãos sobre o topo da cabeça.
  4. Logo após use movimentos circulares suaves, ou apenas segure em uma área que tenha sensibilidade por alguns segundos.
  5. Além disso, você também pode usar as pontas dos dedos para massagear a parte frontal do pescoço e acima da área da clavícula.

Leia também: Gua sha: Massagem facial feita com cristais

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo