Pular corda perde barriga? Especialista responde
Não é só coisa de criança — a corda vira um acessório bem poderoso dentro dos seus treinos, sabia? “É um dos mecanismos que você pode usar na hora de fazer uma atividade aeróbica”, explica o personal trainer Roberto Lima. Isso porque a prática acelera os batimentos cardíacos, fazendo o corpo queimar muitas calorias e aprimorando o seu condicionamento físico. Mas será que pular corda perde barriga?
Leia também: Abdômen trincado: melhores exercícios para perder barriga
Pular corda perde barriga? Considerações
Antes de esclarecer se pular corda perde barriga, o profissional de educação física pontua que nenhum exercício é capaz de “secar” uma única região do corpo, isoladamente. “Não tem como a gente emagrecer de forma localizada”, ele diz.
Ou seja, se o seu objetivo é diminuir a circunferência abdominal, você provavelmente vai precisar apostar em estratégias para perder peso. Elas incluem treinos regulares, alimentação equilibrada, sono de qualidade, controle do estresse… E por aí vai.
Além disso, Roberto Lima explica que pular corda não deve ser a sua única estratégia de exercício para reduzir a barriga — uma vez que ela não é a melhor! “A corda só faz a gente gastar energia durante a prática, ela não faz com que o corpo trabalhe após isso.”
Por outro lado, a clássica musculação é quem sai na frente quando o assunto é atingir o objetivo. Justamente porque ela faz a gente gastar calorias mesmo em repouso e horas após o treino!
Mas também não precisa desanimar. É claro que pular corda traz muitos benefícios. Um deles, por exemplo, é o aumento da resistência física, característica importante para você realizar as sessões de força com muita motivação e sem cansar tão facilmente.
Por isso, se você não quer abrir mão dos pulinhos, mas pretende diminuir a barriga, o profissional dá a dica de intercalar a atividade com a musculação!
Mas lembre-se: só aposte na corda se você tiver liberação médica (principalmente em casos de lesões nos joelhos, quadril ou tornozelos) e com o acompanhamento de um profissional capacitado. “Cuidado, também, com os excessos. A sua panturrilha já é muito cobrada no dia a dia, e não queremos sobrecarregá-la”, alerta o especialista.
Outras dicas para perder barriga
Para emagrecer, e, consequentemente, perder barriga, é necessário fazer o corpo usar seus estoques de gordura como fonte de combustível. E, para isso, o déficit calórico é essencial — ou seja, consumir menos calorias do que você gasta diariamente.
Portanto, não deixe de consultar um nutricionista. Ele saberá calcular adequadamente as quantidades dos alimentos para que você atinja o déficit energético de maneira saudável — afinal, restrições muito radicais mais atrapalham do que ajudam no processo.
Leia também: Diástase: exercícios incorretos podem causar o problema
Fonte: Roberto Lima, profissional de educação física e personal trainer.