Protetor solar na cabeça: afinal, como usar filtro no couro cabeludo?

5 de julho, 2022

Usar filtro solar no rosto é uma regra básica de cuidados com a pele, já que esta é uma das partes do corpo que mais ficam expostas ao longo do dia – incluindo as orelhas. Contudo, uma dúvida ainda é bastante comum: afinal, também precisa passar protetor solar na cabeça?

A resposta, segundo a dermatologista Karla Lessa, é sim!

Leia também: Protetor solar: qual é a quantidade certa para aplicar na pele?

O couro cabeludo, assim como a face, também está bastante sujeito às queimaduras causadas pelo sol e, consequentemente, ao surgimento do câncer de pele.

Desta forma, é importante manter a região protegida, especialmente no caso de pessoas com calvície, com o cabelo muito fino ou muito claro.

Leia também: Qual o melhor protetor solar para cada tipo de pele?

Como usar protetor solar na cabeça?

À “primeira vista”, aplicar protetor solar na cabeça pode parecer estranho e desconfortável se pensarmos apenas na versão em creme.

Atualmente, contudo, existem outras alternativas de filtros solares que podem proteger a pele do couro cabeludo sem deixar uma textura incômoda na raiz dos fios.

De acordo com Karla em seu Instagram, o produto em spray é a melhor opção neste caso.

“Ele ajuda a alcançar a área completa da cabeça e protege o couro cabeludo. Além disso, é mais leve e mais fluído, impedindo que o cabelo fique ‘grudando’”, ela explica.

Já no caso de pessoas com calvície, o indicado é aplicar o mesmo filtro solar em creme usado no rosto.

“Dê preferência para aqueles com FPS mínimo de 30 e PPD de 10. Além disso, reaplique a cada duas horas”, orienta a médica.

Leia também: Você sabe o que significa o número de FPS do protetor solar?

Outra boa dica é usar bonés e chapéus. Eles agem como uma barreira e evitam que o sol entre em contato com a pele do couro cabeludo e até mesmo do rosto.

Por fim, a profissional ressalta que produtos para proteger o cabelo dos raios solares não substituem o uso do protetor solar no couro cabeludo. Isso porque estes cosméticos são destinados apenas aos cuidados com os fios, não tendo efeito na pele.

Então, para manter sua pele saudável e bem cuidada, não se esqueça: o filtro solar deve ser aplicado não só no rosto, como também nas orelhas e no couro cabeludo.

“A prevenção e o autoexame da pele ajudam a acelerar o diagnóstico médico. Cuide da sua pele, pois ele é o maior órgão do seu corpo”, finaliza a dermatologista.

Fonte: Karla Lessa, dermatologista, de Vitória, Espírito Santo.

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.