Protetor solar para o rosto: é melhor usar spray, creme ou em pó?

Beleza Bem-estar
08 de Junho, 2022
Protetor solar para o rosto: é melhor usar spray, creme ou em pó?

Usar protetor solar para o rosto é um dos cuidados mais importantes para se ter no dia a dia com a pele. Contudo, com o avanço do mercado de beleza, atualmente é possível encontrar diversos tipos de produtos para este fim.

Afinal, é melhor usar o filtro solar em spray, creme ou pó? Para tirar esta dúvida e entender melhor como cada um funciona, consultamos o dermatologista Ivan Rollemberg, de São Paulo.

Leia também: O que significa o número de FPS do protetor solar?

Diferenças entre cada tipo de protetor solar

De acordo com Rollemberg, existem algumas diferenças entre cada tipo de protetor solar para o rosto, sendo uns mais eficazes do que outros.

O creme, ou loção, é o mais tradicional e também o mais eficiente, uma vez que esta textura permite aplicar uma quantidade adequada e bem espalhada por toda a área a ser protegida.

Leia também: Qual é o melhor tipo de protetor solar para cada tipo de pele?

Já os protetores em spray costumam ter a fórmula parecida com os em creme. Sua vantagem, contudo, é a forma de aplicação, principalmente em áreas mais difíceis de alcançar com a mão, como as costas.

“Os protetores em spray também devem ser espalhados uniformemente sobre a pele. Se aplicar apenas o jato direto, muitas áreas não estarão protegidas”, ele ressalta.

Por fim, o protetor em pó é o tipo que menos protege a pele. Segundo o profissional, isso acontece porque ele não forma uma camada uniforme sobre a pele como os demais tipos, além de normalmente não ser usado na quantidade necessária.

Leia também: Protetor solar: qual é a quantidade certa para aplicar na pele?

Afinal, qual é o melhor tipo de protetor solar para o rosto?

O rosto é uma das partes do corpo que mais ficam expostas aos raios solares ao longo do dia, sendo necessário protegê-lo com atenção.

Como falado anteriormente, o protetor solar em creme é o tipo mais eficiente para manter a pele saudável – e isso também vale para a face, principalmente com fatores acima de 50.

Contudo, o produto em pó também pode ser uma boa opção para reforçar a proteção ao longo do dia, por conta da facilidade na aplicação, já que lembra a textura de um pó compacto de maquiagem.

“O mais indicado é utilizar o protetor solar em creme na primeira aplicação, logo pela manhã. As próximas reaplicações podem ser feitas com o mesmo protetor em creme ou em pó”, orienta o médico.

“Contudo, um pesquisador da Unicamp publicou recentemente um estudo mostrando uma menor taxa de proteção dos protetores solares em pó. Portanto, não indico utilizar o pó como fonte única de proteção solar”, finaliza.

Fonte: Ivan Rollemberg, dermatologista e especialista em harmonização facial humanizada, de São Paulo.

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

Mesa flexora e cadeira flexora
Bem-estar Movimento

Mesa flexora e cadeira flexora: quais as diferenças e qual é a melhor?

Quem pratica musculação em academias, provavelmente vai se deparar com dois exercícios muito comuns no “leg day”: mesa flexora e cadeira flexora. Além do nome parecido,

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor