Por que a cebola arde os olhos e nos faz chorar? Truques para não sofrer mais

Alimentação Bem-estar
10 de Janeiro, 2022
Por que a cebola arde os olhos e nos faz chorar? Truques para não sofrer mais

Todos nós já passamos por isso, e até os mais fortes não conseguem conter as lágrimas ao cortar esse alimento aparentemente inofensivo. Mas por que a cebola arde os olhos e nos faz chorar? A explicação não tem nada a ver com o nosso estado emocional: ela acontece por conta de uma reação química. Entenda melhor a seguir:

Por que a cebola faz chorar?

A cebola é formada por células que, por sua vez, carregam um composto químico chamado enxofre. Ao cortá-la, nós quebramos algumas dessas células, liberando essa e outras substâncias no ar — como os chamados compostos sulfurados.

Os compostos sulfurados, liberados quando cortamos a cebola, reagem, transformando-se em gases que irritam os olhos. Entre eles, está o gás sin-propanetial-S-óxido (C3H6OS). Esse gás entra em contato com a umidade dos nossos olhos, formando uma solução muito diluída de ácido (provavelmente ácido sulfúrico) que produz a sensação de queimação.

Desse modo, como a região é muito sensível, o corpo reage, produzindo água até que a irritação seja controlada. Deu para entender?

Leia também: Alergia a ovo: o que é, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento

Como evitar o desconforto

Vale, por exemplo, picar o alimento perto de um recipiente com água. Desse modo, os gases sulfurados reagem com o líquido e não vão para os olhos. Além disso, deixar a cebola no congelador por cerca de 10 minutos antes de manuseá-la também ajuda, uma vez que diminui a velocidade com que os compostos se formam.

Por fim, colocar um ventilador atrás de você (para que a corrente de ar leve as substâncias irritantes para longe) e usar óculos são outras dicas.

Leia também: Saiba qual é a melhor dieta do mundo (eleita pelo 5º ano consecutivo!)

Referência: Germano Luis Marinho, As Cebolas Nos Fazem Chorar?; Colégio Técnico da UFMG, Disponível em https://www.ufmg.br/cienciaparatodos/wp-content/uploads/2011/08/57-ascebolasnosfazemchorar.pdf

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Dieta Oatzempic: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso

foto mostra salsão (também conhecido como aipo) de diferentes maneiras: in natura, cortado em pedaços pequenos e em forma de suco
Alimentação Bem-estar

Suco de salsão (aipo) é multivitamínico. Veja como fazer!

Sai a couve, entra o salsão como ingrediente do suco verde, prometendo tanto ou mais benefícios

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra