Por que a cebola arde os olhos e nos faz chorar? Truques para não sofrer mais

Alimentação Bem-estar
10 de Janeiro, 2022
Por que a cebola arde os olhos e nos faz chorar? Truques para não sofrer mais

Todos nós já passamos por isso, e até os mais fortes não conseguem conter as lágrimas ao cortar esse alimento aparentemente inofensivo. Mas por que a cebola arde os olhos e nos faz chorar? A explicação não tem nada a ver com o nosso estado emocional: ela acontece por conta de uma reação química. Entenda melhor a seguir:

Por que a cebola faz chorar?

A cebola é formada por células que, por sua vez, carregam um composto químico chamado enxofre. Ao cortá-la, nós quebramos algumas dessas células, liberando essa e outras substâncias no ar — como os chamados compostos sulfurados.

Os compostos sulfurados, liberados quando cortamos a cebola, reagem, transformando-se em gases que irritam os olhos. Entre eles, está o gás sin-propanetial-S-óxido (C3H6OS). Esse gás entra em contato com a umidade dos nossos olhos, formando uma solução muito diluída de ácido (provavelmente ácido sulfúrico) que produz a sensação de queimação.

Desse modo, como a região é muito sensível, o corpo reage, produzindo água até que a irritação seja controlada. Deu para entender?

Leia também: Alergia a ovo: o que é, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento

Como evitar o desconforto

Vale, por exemplo, picar o alimento perto de um recipiente com água. Desse modo, os gases sulfurados reagem com o líquido e não vão para os olhos. Além disso, deixar a cebola no congelador por cerca de 10 minutos antes de manuseá-la também ajuda, uma vez que diminui a velocidade com que os compostos se formam.

Por fim, colocar um ventilador atrás de você (para que a corrente de ar leve as substâncias irritantes para longe) e usar óculos são outras dicas.

Leia também: Saiba qual é a melhor dieta do mundo (eleita pelo 5º ano consecutivo!)

Referência: Germano Luis Marinho, As Cebolas Nos Fazem Chorar?; Colégio Técnico da UFMG, Disponível em https://www.ufmg.br/cienciaparatodos/wp-content/uploads/2011/08/57-ascebolasnosfazemchorar.pdf

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra