Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Alimentação Bem-estar
12 de Abril, 2024
Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

O poke, prato havaiano cujo nome indica “cortar em pedaços”, ganhou popularidade por sua praticidade. A preparação leva esse nome porque inclui, em geral, peixe cru cortado em cubos e marinado em molho de soja e outros condimentos. O poke é frequentemente servido como uma tigela, acompanhado de arroz e uma variedade de ingredientes como abacate, algas, cebola, pepino, entre outros. Nos últimos anos, o tornou-se popular em muitas partes do mundo como uma opção saudável e saborosa de refeição rápida. Mas afinal, o poke é saudável? Descubra agora.

Leia mais:Sushi engorda? Cabe em uma dieta para emagrecimento?

Afinal, poke é saudável?

De acordo com Larissa Franco, nutricionista, o poke pode sim ser um alimento saudável, mas tudo depende dos ingredientes escolhidos. O ideal é utilizar peixe fresco de alta qualidade, como atum ou salmão, e uma variedade de vegetais frescos, pode ser uma opção saudável e nutritiva. O peixe cru é uma excelente fonte de proteína magra, ácidos graxos ômega-3 e outros nutrientes importantes.

No entanto, o poke pode se tornar menos saudável dependendo dos acompanhamentos e molhos ricos em calorias, gorduras e sódio. Por exemplo, aqueles à base de maionese ou molhos açucarados. Além disso, adições como arroz branco ou frituras podem aumentar o teor calórico e de carboidratos do prato.

Portanto, ao escolher ou preparar poke, é importante optar por ingredientes frescos e saudáveis, evitar excesso de molhos e acompanhar com opções nutritivas, como vegetais frescos ou arroz integral.

Segundo Larissa, quem está em processo de emagrecimento, deve optar por uma base com mix de folhas. Por outro lado, se o objetivo for ganho de massa, o arroz pode ser a base do poke, mas sempre com alguma proteína. Além disso, a nutricionista recomenda evitar acompanhamentos prontos, como chips de banana ou de batata, por exemplo” O abacate é melhor para quem buscar ganho de massa”, explica.

Passo a passo para montar um poke

  • Escolha a base: arroz japonês, arroz integral ou mix de folhas
  • Escolha a proteína: Atum, salmão cru ou grelhado, peixe branco e camarão
  • Opções de acompanhamentos: Sunomono, tomate cereja, cenoura, nirá, champignon, palmito, cebola roxa, alho frito, alho poró, abacate, abacaxi, manga, morango, coco crocante, chips de banana, alga nori ou milho verde.
  • Molhos: Shoyu, teriyaki, molho de ostra, geléia de pimenta, maracujá, entre outros.

Fonte: Larissa Franco, nutricionista.

 

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!