Pó que “multiplica a hidratação do corpo” viraliza no TikTok: médico avalia

Saúde
19 de Agosto, 2022
Pó que “multiplica a hidratação do corpo” viraliza no TikTok: médico avalia

Tomar água é fundamental para manter a hidratação do corpo e o bom funcionamento do organismo, mas não é todo mundo que tem facilidade ou que gosta de ingerir o líquido ao longo do dia.

Contudo, uma usuária do TikTok surgiu com o que poderia ser a solução para este problema: um pó que promete multiplicar a hidratação ao ser diluído na água.

No vídeo, que já ganhou mais de 270 mil curtidas na rede social, a jovem brasileira apresenta o produto, ressaltando que o rótulo em inglês afirma que o suposto “multiplicador” pode fornecer de duas a três vezes mais hidratação, além de uma série de vitaminas.

Mas, afinal, do que se trata a fórmula “milagrosa”? Para explicar o que é, como funciona e os possíveis riscos de seu consumo, consultamos o médico nefrologista Carlos Machado.

Leia também: Água: Você sabe a quantidade que deve tomar todos os dias?

O que é o pó “multiplicador” de hidratação?

Autodenominado “mutiplicador de hidratação” na loja online, o produto em pó tem a seguinte descrição:

“O Hydration Multiplier é uma mistura de bebida eletrolítica não transgênicos de excelente sabor, alimentada pela Tecnologia de Transporte Celular (CTT)®️ ️ para hidratar mais rápido e com mais eficiência do que apenas água.”

Segundo a companhia norte-americana Liquid V.I, responsável pela fórmula, um saquinho com 16g do pó contém três vezes mais eletrólitos do que as bebidas esportivas tradicionais e cinco vitaminas essenciais, sendo elas: B3, B5, B6, B12 e C.

Por fim, ainda de acordo com a marca, o objetivo deles é oferecer um “sistema projetado para aumentar a rápida absorção de água e de outros ingredientes-chave na corrente sanguínea”, através de uma proporção de sódio, glicose (açúcar) e potássio, que cria uma força capaz de fazer a água chegar mais rápido ao sangue.

Reprodução/TikTok

Leia também: Você deve beber água assim que acordar?

Afinal, este produto funciona?

Carlos Machado, nefrologista e clínico geral, afirma que nenhum produto pode substituir a água e a hidratação que ela oferece para o corpo.

O que ocorre no caso deste pó, segundo ele, é apenas a reposição de alguns minerais eliminados pelo próprio organismo através do suor.

“Existem produtos que prontos que têm água e certos minerais para uma eventual reposição após um treino onde se perdeu muito líquido”, ele explica.

“Então, este produto não funciona na realidade. Ele apenas repõe alguns minerais que talvez você nem tenha perdido. Se você não estiver precisando deles, você vai urinar tudo para eliminar.”

Leia também: Desidratação e pressão arterial: Afinal, qual é a relação entre elas?

Dito isso, o médico ressalta que a melhor forma de manter o corpo hidratado é através da ingestão da água e de uma alimentação balanceada. O ideal é que ela tenha legumes, verduras e frutas capazes de fornecer as vitaminas e os sais minerais necessários para um bom funcionamento do organismo.

“Depois de um treino intenso, os atletas até podem usar os produtos prontos para repor a água com sais minerais. Mas, falar que isso multiplica a hidratação, não é verdade.”

Leia também: Faz mal beber muita água? Descubra se existe risco à saúde!

Riscos do pó “multiplicador” de hidratação do corpo

Além de não cumprir a promessa de “multiplicar” a hidratação do corpo, o pó também pode oferecer riscos para a saúde, especialmente para os rins.

“Nós não sabemos o que efetivamente tem dentro desta fórmula, além dos eletrólitos. É preciso ter cuidado, porque tudo o que é colocado em excesso para dentro do organismo, é eliminado pelos rins”, ele explica.

Leia também: Desafio da hidratação: Dicas espertas de como beber mais água

E continua: “Portanto, enquanto a pessoa acha que está hidratando ou repondo as vitaminas no corpo, na verdade ela pode estar sobrecarregando seus rins, porque ele precisará eliminar os excessos ingeridos”.

Além disso, repor as vitaminas é extremamente importante, porém deve ser um cuidado individualizado.

“Cada pessoa tem uma necessidade diferente em função da atividade física, da idade, de patologias e doenças de cada indivíduo, portanto a demanda é diferente”, alerta Machado.

Fonte: Carlos Machado, nefrologista e clínico geral especialista em medicina preventiva, de São Paulo.

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

Mortes por AVC
Saúde

Mortes por AVC podem ser associadas às temperaturas extremas

Mais de meio milhão de pessoas tiveram AVC relacionados às temperaturas extremas – muito calor ou muito frio

leptospirose
Saúde

Leptospirose: o que é, causas, sintomas e como tratar

Transmitida pela urina de animais contaminados, a leptospirose pode causar complicações graves. Saiba mais

Saúde intestinal
Alimentação Bem-estar Saúde

Saúde intestinal: entenda como a microbiota pode afetar o corpo todo

A saúde intestinal vem sendo cada vez mais vista como um aliado no tratamento de doenças