Pimentão: Propriedades, benefícios e como consumir
Cheiroso e saboroso, o pimentão é um vegetal da família das pimentas. Além de dar um tempero especial para diversas receitas, ele é rico em propriedades benéficas para a saúde. Também é pouco calórico: 100 g contém cerca de 20 calorias.
Mas, diferente do que muita gente imagina, há apenas um tipo de pimentão. O que muda, na verdade, são os estágios de maturação. O verde é o inicial, depois ele fica amarelo e então se avermelha. Assim, em cada etapa de maturação, temos nutrientes diferentes. O vermelho possui maior concentração de vitamina A e zinco. Já o amarelo é boa fonte de vitamina C, enquanto o verde oferece mais acidez. Porém, não importa a versão, todos têm antioxidantes de sobra, o que confere ao pimentão diversos benefícios para a saúde.
Leia também: Tipos de pimentas: Características e benefícios
Benefícios do pimentão
Fortalece a imunidade
Rico em vitamina C e minerais como zinco, esse vegetal é um grande aliado da imunidade. Sendo assim, age no combate a doenças, infecções e inflamações que podem assolar o organismo. Em especial, pode ajudar prevenir resfriados.
Leia mais: Quem come pimenta vive mais, diz estudo
Combate os radicais livres
Ainda, também graças à abundância em vitaminas e antioxidantes, o pimentão pode ajudar no combate da ação dos radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce. Assim, o processo de degeneração do organismo é desacelerado e, portanto, há menor risco de, entre outras coisas, desenvolver algum tipo de câncer como o de pele.
Leia também: Vitamina A ajuda a combater câncer de pele
Melhora a saúde dos olhos
É de conhecimento científico que as vitaminas A e C são excelentes para a saúde dos olhos. Dessa forma, o pimentão, rico em ambas, é um grande aliado da saúde ocular. Não só, o vegetal é também rico em zeaxantina, substância responsável pela cor de peixes, aves, flores e alimentos. Essa substância também é um poderoso antioxidante carotenoide e é fundamental para a visão.
Leia mais: Melhores alimentos para a saúde dos olhos
Protege a saúde do coração
Capaz de reduzir o nível de colesterol ruim (LDL) presente no organismo, o vegetal é um verdadeiro “amigo do peito”. Assim, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e protege principalmente a saúde das artérias e veias do coração.
Leia também: Alimentos que protegem o coração
Outros benefícios do pimentão são:
- Protege a saúde dos ossos;
- Previne doenças no cérebro;
- Ajuda no emagrecimento – é pouco calórico;
- Melhora o funcionamento intestinal.
Como consumir
Há muitas maneiras de consumir esse vegetal, especialmente devido ao sabor suave, o que o torna extremamente versátil. Em princípio, algumas das receitas mais populares em que ele é utilizado são:
- Refogado, grelhado ou recheado;
- Antepastos;
- Molhos;
- Saladas, sopas e caldos;
- No preparo de peixes – exemplo: bacalhau.
Leia também: Receita de pimentão recheado com arroz de couve-flor