Physalis: Conheça os benefícios da fruta exótica

3 de janeiro, 2020

Physalis é uma linda e exótica fruta que muitos acreditam ser só um enfeite. Porém, está errado quem pensa dessa maneira, pois além de deliciosa, ela faz bem para a saúde.

Rica em vitaminas e aliada do emagrecimento, ela é típica da região andina, ou seja, das proximidades da cordilheira dos Andes, e também da Amazônia. Entretanto, espalhou-se para além dali, sendo hoje cultivada em regiões tropicais e subtropicais de todos os continentes. 

No Brasil, é conhecida também como tomate-de-capucho, fisális e camapu. Já no Norte e Nordeste do país é chamada de juá.

Propriedades da physalis

Essa fruta pequena, que assemelha-se a um tomate-cereja alaranjado, é de alto valor nutricional. Em volta, é “embrulhada” pelo que aparenta ser uma folha seca, como um casulo.

Apesar de ser ainda pouco conhecida, costuma agradar ao paladar de quem prova: seu sabor é doce, entretanto, levemente ácido.

Leia mais: 5 frutas que você pode comer na dieta low carb

Benefícios da physalis

physalis

Fortalece a imunidade

Rica em vitamina C, a fruta ajuda a fortalecer a imunidade. Portanto, previne doenças e infecções que se manifestam quando o corpo se encontra enfraquecido

Da mesma forma, um sistema imunológico fortalecido é essencial para a saúde e bem-estar do organismo, pois ele é o responsável por, essencialmente, proteger nossa vida.

Leia também: Alimentos para aumentar a imunidade

Intestino regulado

Em princípio, apesar de pequena, ela é rica em fibras, bem como em vitaminas e minerais. Assim, suas fibras serão excelentes aliadas para um intestino que funciona regularmente.

Leia mais: Quer emagrecer? Cuide do seu intestino

Longe da anemia

Abundante em ferro, a fruta previne que a anemia tome conta da saúde do organismo. Essencialmente, anemia consiste na baixa desse sal mineral no corpo, o que provoca a diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos ou de hemoglobina no sangue. Com isso, estima-se que, aproximadamente, 100 g dessa fruta seja equivalente em ferro a essa mesma quantidade de feijão.

Leia também: Alimentos com mais ferro que carne vermelha

Sem colesterol alto

Por certo, graças à vitamina C presente em sua composição, mais um benefício à saúde: ela é aliada para quem deseja diminuir o colesterol alto (LDL). 

Resumindo, colesterol alto pode limitar o fluxo de sangue, aumentando o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, o derrame. 

Leia mais: O que causa o colesterol alto

Como consumir a physalis

Leia mais: O que acontece com seu corpo quando você para de beber

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo