Pele seca: Os melhores alimentos para incluir na dieta
Se você faz parte do time que tem a pele mais seca, saiba que mantê-la hidratada, cuidada e saudável – e, consequentemente, bonita – pode ser bem simples e mais rápido do que você imagina.
A barreira protetora da pele é enfraquecida pelo vento, frio e ar condicionado. Com isso, ela fica seca e se torna sensível. Nesse caso, é importante ter cosméticos como aliados, mas a nutrição e a hidratação de dentro para fora podem realmente ajudar a amenizar a aparência ressecada da pele. Cada alimento que entra no prato impacta o organismo, e não é diferente quando o assunto é saúde da pele.
Melhores alimentos para a pele seca
A pele seca costuma ser resultado de dois problemas principais: pouca hidratação e falta de gordura saudável. Assim, além de alimentos com alto teor de água, é preciso ter um consumo adequado de gorduras saudáveis, provenientes de alimentos como peixes gordurosos, óleo de coco, abacate e sementes de chia.
Pepino
Vegetal muito hidratante composto por 95% de água, o pepino contém ácido ascórbico. A substância ajuda na retenção de água, elimina as toxinas enquanto estimula o corpo com hidratação. Além disso, os altos níveis de antioxidantes e minerais garantem que a pele permaneça jovem. Uma boa ideia é beber o suco de um pepino – isso ajudará a promover a perda de peso (se você estiver querendo perder alguns quilos).
Batata-doce
O betacaroteno presente na batata-doce atua como uma barreira solar. Estar protegido do sol significa mais umidade bloqueada. Além disso, a vitamina A do tubérculo promove a reprodução saudável da pele para uma aparência renovada e fresca não só no rosto, mas por todo o corpo.
Oleaginosas
Castanhas, nozes, soja e amêndoas são recheadas de vitamina E e selênio, dois potentes antioxidantes. Elas ainda evitam o ressecamento, melhoram a elasticidade natural da pele e a hidratação.
Linhaça
O consumo regular da semente deixa a pele mais hidratada e suave. A linhaça pode ainda melhorar o quadro de quem tem psoríase ou eczema, condições que ressecam a cútis e causam rachaduras.
Abacate
A fruta é rica em ácidos graxos que combatem a inflamação, deixando a pele macia e suave. Também contém uma variedade de nutrientes essenciais que podem impedir o envelhecimento e que mantêm o sistema imunológico funcionando corretamente.
Pele seca x água
Além da alimentação, é importante frisar a importância da água. Ela evita a desidratação e, por isso, quanto mais hidratado seu corpo estiver, mais essa hidratação refletirá na sua pele.
“A água trabalha em união as fibras do corpo, estimulando o trânsito intestinal e eliminando toxinas presentes no organismo para que o acúmulo não reflita de dentro para fora”, conta a nutricionista Patrícia Davidson, do Rio de Janeiro. . “Consumo regular de água garante que a pele fique mais bonita e viçosa, já que ela auxilia no bom funcionamento das células, favorecendo a absorção de nutrientes e equilíbrio celular”, finaliza.
Você também deve:
- Usar protetor solar;
- Aplicar máscara hidratante semanal;
- Usar óculos de sol para evitar linhas finas;
- Dormir em uma fronha de cetim para evitar vincos.
Pele seca: o que não consumir
Reduza a ingestão de sal, conservantes e alimentos processados, pois geralmente são desidratantes e podem causar inflamação, levando à pele seca.
Leia também: Os melhores alimentos anti-idade para colocar na dieta