Os melhores alimentos anti-idade para colocar no prato

Alimentação Bem-estar
07 de Maio, 2020
Os melhores alimentos anti-idade para colocar no prato

Quando se trata de práticas anti-idade, muitas pessoas concentram os esforços em cremes sofisticados para os olhos, soros para combater rugas e até cirurgia plástica. Mas, embora esses métodos ajudem, também é possível adotar uma abordagem mais natural e abrir caminho para uma pele mais jovem apostando em alimentos ricos em vitaminas e minerais, que são capazes de trabalhar para reverter os sinais do envelhecimento

Assim, quando seguimos uma dieta rica em uma variedade de alimentos de alta qualidade, com antioxidantes, gorduras saudáveis, água e nutrientes diferentes, o corpo mostra sua resposta através de seu maior órgão: a pele.

“Os melhores alimentos anti-idade para a pele são aqueles que contêm ácido elágico, biotina e vitaminas C e E, que são impulsionadores naturais de colágeno”, explica a nutricionista Leticia Manduca, de São Paulo. “Assim, eles melhoram textura, firmeza da pele e podem ajudar a evitar linhas finas”.

O colágeno é a proteína mais abundante na pele, perfazendo de 75 a 80% dela. Por isso, à medida que envelhecemos, as reservas de colágeno se esgotam. Contudo, a ingestão de alimentos ricos nesse nutriente apoia sua síntese. 

“Já a biotina ajuda a produzir ácidos graxos que nutrem a pele para mantê-la radiante e livre de manchas”, conta. 

Causas do envelhecimento

Juntamente com a exposição ao sol, a oxidação de radicais livres é uma das principais causas de tudo, desde rugas à falta de vitalidade. Porém, ela é totalmente reversível com a nutrição adequada.

“Por isso, devemos apostar em alimentos ricos no chamado índice ORAC, sigla para ‘capacidade de absorção de radicais de oxigênio’. Essa é uma medida que mostra a capacidade de combater radicais livres em testes de laboratório – ou poder antioxidante. Portanto, quanto mais elevado o índice ORAC, maior a probabilidade de manter a aparência jovem”, explica Leticia. 

Além de ingerir estes alimentos, também é indicado evitar algumas atividades como fumar, frequentar locais com muita poluição ou se expor ao sol sem protetor solar, uma vez que aumenta a concentração de radicais livres no organismo.

Alimentos anti-idade para colocar na dieta

Oleaginosas

Nozes, amêndoas e castanhas são uma ótima fonte de vitamina E, que ajuda no reparo do tecido da pele e na hidratação, além de proteger dos raios UV. Além disso, a vitamina também é conhecida por dar um brilho bonito à pele. 

Leia também: Alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos

Abacate

A fruta é rica em ácidos graxos que combatem a inflamação, deixando a pele macia e suave. Também contém uma variedade de nutrientes essenciais que podem impedir o envelhecimento e que mantêm o sistema imunológico funcionando corretamente. 

Grão-de-bico

Leguminosas como o grão-de-bico têm uma classificação alta na escala ORAC e também podem ajudar a prevenir certos tipos de câncer devido ao seu alto conteúdo de fitatos e fitoestrogênios.

Goji berry

A frutinha tem uma lista extensa de benefícios à saúde, além de ser pouco calórica. Contudo, destaca-se seu poder anti-idade no mundo dos cosméticos. “Além de ser rico em aminoácidos, vitaminas, sais minerais, ácidos graxos e polissacarídeos, goji berry tem um enorme poder antioxidante”, afirma Letícia. Na escala Orac, que mede a capacidade de absorção de radicais livres dos alimentos, ele alcança o índice de 25.300 unidades. A amora, outra fruta com grande poder antioxidante, registra 2.036 na mesma escala.

Tomate

“Ele contém o melhor antioxidante, vitamina C, além de licopeno e potássio, que regulam o equilíbrio da água e dos nutrientes nas células”, entrega a nutricionista. Assim, além de ser um suplemento para a pele, foi comprovado que o licopeno ajuda a reduzir os níveis de colesterol total, LDL e triglicerídeos no sangue.

Pimentão vermelho

Fora o alto teor de vitamina C – que é bom para a produção de colágeno – o pimentão vermelho contém poderosos antioxidantes anti-idade chamados carotenoides.

“Os carotenoides são pigmentos vegetais responsáveis ​​pelas cores vermelho, amarelo e laranja que se vê em muitas frutas e legumes. Eles têm uma variedade de propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a proteger a pele dos danos causados ​​pelo sol, da poluição e de toxinas ambientais”, revela Leticia. 

Blueberry

“Também chamada de mirtilo, é rica em vitaminas A e C, bem como um antioxidante com poder anti-idade chamado antocianina. É isso que dá aos mirtilos sua cor azulada”, esclarece. 

Segundo a nutricionista, a antocianina é capaz de proteger a pele dos danos causados ​​pelo sol, estresse e poluição, moderando a resposta inflamatória e prevenindo a perda de colágeno.

Leia também: Alimentos que ajudam a manter as unhas saudáveis

Você também deve:

  • Usar protetor solar;
  • Aplicar máscara hidratante semanal;
  • Comer frutas e vegetais com alto teor de água, como pepino e maçã;
  • Usar óculos de sol para evitar linhas finas;
  • Dormir em uma fronha de cetim para evitar vincos.

Sobre o autor

Amanda Figueiredo
Amanda Figueiredo é nutricionista clínica pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Saúde da Mulher e Reprodução Humana pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) e especialista em emagrecimento e nutrição estética CRN-3 77456 Também é jornalista e editora-chefe da Vitat.

Leia também:

scoop com suplemento hipercalórico dentro, que é um pó branco
Alimentação Bem-estar

Hipercalórico: o que é, para que serve e como tomar

O suplemento hipercalórico aumenta a quantidade de calorias consumidas no dia de forma prática – processo importante para quem quer ganhar massa muscular

simulador de escada
Bem-estar Movimento

Simulador de escada: veja como fazer, benefícios e dicas

O simulador de escada é uma ótima forma de fortalecer os músculos das pernas e glúteos e, de quebra, queimar calorias. 

vitaminas para veganos
Alimentação Bem-estar

Segue uma alimentação vegetariana? Quais vitaminas repor

A nutricionista Eleonora Galvão explica quais vitaminas para veganos e vegetarianos devem ser incluídas na rotina alimentar