Pele pós-sol: quais cuidados devemos ter?

Beleza Bem-estar
18 de Janeiro, 2023
Pele pós-sol: quais cuidados devemos ter?

Se tem uma coisa boa nessa vida, é tomar sol. O ato renova as vitaminas, promove bem-estar, garante uma pele mais bronzeada… Mas e quando a gente passa do ponto, como cuidar da pele no pós-sol?

Como cuidar da pele para evitar queimaduras no pós-sol

A pele é o maior órgão do corpo humano, com cerca de dois metros quadrados e cinco quilos. Ela funciona como uma barreira de defesa contra vírus e bactérias prejudiciais a nós, ajuda a regular a temperatura do organismo, auxilia na eliminação de algumas toxinas, entre outras funções.

Por isso, é muito importante mantê-la sempre limpa, hidratada e protegida do sol — com o uso frequente de protetor solar, chapéus, bonés e roupas adequadas não só na praia e na piscina, mas no dia a dia.

Isso porque a exposição aos raios solares sem esses cuidados citados pode provocar o aparecimento de diversas condições e problemas, que vão desde o melasma até o câncer de pele.

Por isso, é sempre bom lembrar que moramos em um país tropical. Aqui, o sol possui uma incidência maior, principalmente entre 10h e 16h. Portanto, a recomendação é evitá-lo nesses horários.

Leia também: Entenda como a poluição afeta o microbioma da pele

Como cuidar da pele queimada no pós-sol

Se exagerarmos na dose na hora de garantir o bronzeado, podem surgir queimaduras na pele, que são classificadas de acordo com o grau:

  • Primeiro grau: vermelhidão, ressecamento e ardência;
  • Segundo grau: além dos sintomas anteriores, inchaço, pele mais grossa, bolhas, dor de cabeça, calafrios e febre.

Três são as variáveis que determinam a gravidade das lesões: tom da pele (peles mais claras, com menos melanina, são mais sensíveis aos raios UV), tempo de exposição e intensidade do sol.

Mas o que fazer depois do famoso “torrão”? A primeira orientação após sofrer alguma queimadura solar é não retornar à praia ou à piscina antes de melhorar. Além disso, proteger a região afetada com protetor e roupas.

Além disso, é preciso beber muita água, pois a pele queimada perde mais líquidos. É válido, também, resfriar o local com compressas de água gelada, tomar banhos frios e utilizar cremes e produtos que hidratam, acalmam e aceleram a cicatrização.

Já existem, inclusive, diversos produtos específicos para o pós-sol. É muito importante que eles tenham uma boa textura e espalhem de forma fácil — os géis ajudam bastante e garantem a sensação de frescor.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra