Pasta de castanha-de-caju: Benefícios, como fazer e consumir

Alimentação Bem-estar
25 de Outubro, 2021
Pasta de castanha-de-caju: Benefícios, como fazer e consumir

Já comeu pasta de castanha-de-caju? Se ainda não, saiba que você pode estar perdendo preparos deliciosos (e nutritivos!). Perfeito para incluir na dieta, o alimento é simples de fazer e muito fácil de combinar. Saiba mais:

Benefícios da pasta de castanha-de-caju

Promove a saúde cardiovascular

A castanha-de-caju é conhecida por ser uma fonte de gorduras boas, que ajudam a regular os níveis de colesterol no sangue. Desse modo, o alimento protege o coração, ajudando a prevenir problemas como hipertensão e até infarto.

Aumenta a imunidade

Além disso, os nutrientes essenciais presentes no alimento melhoram o funcionamento do organismo e o deixam fortalecido para se defender de vírus e bactérias.

Deixa a pele mais bonita

A castanha também é rica em antioxidantes, substâncias que reduzem a ação dos radicais livres no corpo. Assim, elas combatem o envelhecimento precoce e até doenças como o Alzheimer e certos tipos de câncer.

Leia também: Quantas oleaginosas você deve comer por dia?

Fonte de ferro

Possui boas quantidades do mineral (2 gramas em 1/4 de xícara), que, por sua vez, participa do transporte de oxigênio pelo sangue, da síntese de DNA e do reparo celular.

Reforça os ossos

Além disso, ela também carrega fósforo, nutriente essencial para a absorção do cálcio. Isso significa ossos mais fortes.

Como fazer pasta de castanha-de-caju

Deixe duas xícaras de castanha-de-caju em um remolho (ou seja, mergulhadas em água filtrada) de um dia para o outro. Isso porque assim como o feijão, o alimento possui alguns antinutrientes que podem causar desconfortos gástricos em algumas pessoas. Em seguida, retire a água e asse as castanhas em forno médio por cerca de 10 minutos (até que fiquem levemente torrados).

Depois, leve ao liquidificador (ou processador) e bata até formar uma pasta homogênea — que vai soltar naturalmente óleo, sem precisar acrescentar. Se quiser, pode colocar uma pitada de sal para realçar o sabor.

Por fim, armazene em um pote hermético. Você pode guardar na geladeira (por até três meses) ou em um local seco e arejado (por até um mês).

Leia também: As melhores oleaginosas para quem sofre de diabetes

Como consumir pasta de castanha-de-caju

Por garantir saciedade e energia, a pasta de castanha-de-caju é uma boa opção pré-treino. Você pode combiná-la com frutas (como a banana), ou então incluí-la em smoothies e vitaminas. Contudo, tome cuidado para não exagerar: ela pode ser bem calórica se consumida em excesso. Por isso, evite preparos com geleias açucaradas, por exemplo.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!