Quantos ovos devo comer no café da manhã?

Alimentação Bem-estar
15 de Dezembro, 2022
Quantos ovos devo comer no café da manhã?

Você é do time que não abre mão do clássico ovo no café da manhã? Seja cozido, mexido, como omelete ou pochê, o alimento faz sucesso e é presença garantida em muitas casas brasileiras.

Contudo, recentemente, usuários das redes sociais TikTok e Instagram andaram afirmando que apenas uma ou duas unidades durante o desjejum não garantem a quantidade adequada de proteínas que o nosso corpo precisa. Será que é verdade?

Leia também: Uva passa faz bem para o intestino? Entenda

Ovo no café da manhã: quantos comer?

Versatilidade é a palavra que resume o ovo, utilizado em vários tipos de receitas, das triviais às mais gourmet. Mas, não para por aí, é claro. Antes visto com maus olhos pela possibilidade de estar ligado ao aumento dos níveis de colesterol, o ovo agora se destaca por oferecer muitos benefícios para a saúde.

A vantagem mais conhecida talvez seja a grande quantidade de proteína que o alimento carrega. E não é qualquer proteína: trata-se sobretudo da albumina, um tipo encontrado principalmente na clara e cuja biodisponbilidade é alta. Ou seja, o organismo aproveita praticamente toda a proteína do ovo.

Uma unidade de ovo carrega, em média, 6 gramas de proteína. Ou seja, se você come dois ovos no café da manhã, estará ingerindo 12g do nutriente. Será que isso é suficiente para a refeição?

De acordo com a nutricionista Patricia de Moraes Pontilho, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, a quantidade de proteína adequada para o café da manhã vai variar de pessoa para pessoa, levando em consideração fatores como idade, sexo, peso, altura e nível de atividade física. “Então, não é possível afirmar um volume de proteína adequado que atenda a todas as pessoas.”

Atletas, praticantes de atividade física e pessoas em recuperação de doenças graves, por exemplo, podem precisar de mais do que dois ovos no café da manhã. Contudo, só quem poderá avaliar a questão é um nutricionista – afinal, a quantidade de proteínas que o indivíduo come no restante do dia também entra na conta.

Além disso, vale lembrar que existem outros alimentos fontes de proteínas típicos do café da manhã. Por exemplo: queijos magros, iogurtes, leite e pasta de grão-de-bico.

Qual a quantidade de proteínas que devemos comer por dia?

Esse é outro cálculo que envolve muitas variáveis. Mas a boa notícia é que facilitamos as coisas para você! Realize o teste a seguir:

Fonte: Patricia de Moraes Pontilho, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva