Quantos ovos devo comer no café da manhã?
Você é do time que não abre mão do clássico ovo no café da manhã? Seja cozido, mexido, como omelete ou pochê, o alimento faz sucesso e é presença garantida em muitas casas brasileiras.
Contudo, recentemente, usuários das redes sociais TikTok e Instagram andaram afirmando que apenas uma ou duas unidades durante o desjejum não garantem a quantidade adequada de proteínas que o nosso corpo precisa. Será que é verdade?
Leia também: Uva passa faz bem para o intestino? Entenda
Ovo no café da manhã: quantos comer?
Versatilidade é a palavra que resume o ovo, utilizado em vários tipos de receitas, das triviais às mais gourmet. Mas, não para por aí, é claro. Antes visto com maus olhos pela possibilidade de estar ligado ao aumento dos níveis de colesterol, o ovo agora se destaca por oferecer muitos benefícios para a saúde.
A vantagem mais conhecida talvez seja a grande quantidade de proteína que o alimento carrega. E não é qualquer proteína: trata-se sobretudo da albumina, um tipo encontrado principalmente na clara e cuja biodisponbilidade é alta. Ou seja, o organismo aproveita praticamente toda a proteína do ovo.
Uma unidade de ovo carrega, em média, 6 gramas de proteína. Ou seja, se você come dois ovos no café da manhã, estará ingerindo 12g do nutriente. Será que isso é suficiente para a refeição?
De acordo com a nutricionista Patricia de Moraes Pontilho, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, a quantidade de proteína adequada para o café da manhã vai variar de pessoa para pessoa, levando em consideração fatores como idade, sexo, peso, altura e nível de atividade física. “Então, não é possível afirmar um volume de proteína adequado que atenda a todas as pessoas.”
Atletas, praticantes de atividade física e pessoas em recuperação de doenças graves, por exemplo, podem precisar de mais do que dois ovos no café da manhã. Contudo, só quem poderá avaliar a questão é um nutricionista – afinal, a quantidade de proteínas que o indivíduo come no restante do dia também entra na conta.
Além disso, vale lembrar que existem outros alimentos fontes de proteínas típicos do café da manhã. Por exemplo: queijos magros, iogurtes, leite e pasta de grão-de-bico.
Qual a quantidade de proteínas que devemos comer por dia?
Esse é outro cálculo que envolve muitas variáveis. Mas a boa notícia é que facilitamos as coisas para você! Realize o teste a seguir:
Fonte: Patricia de Moraes Pontilho, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera.