Óleo de coco no cabelo: para que serve e como usar?
Passar óleo de coco no cabelo parece algo estranho para quem não está acostumado. Porém, entre os amantes dos cuidados com os fios, o hábito é bastante comum. Afinal, o ingrediente é uma aposta natural e saudável que promete promover mais hidratação e nutrição às madeixas. Saiba mais a seguir!
Leia também: Óleo de coco: benefícios e possíveis usos
Para que serve o óleo de coco no cabelo?
Queridinho das crespas e cacheadas, o alimento é rico em ácidos graxos e vitaminas, sendo capaz de penetrar profundamente nas cutículas das fibras capilares. Os resultados são mais maciez, brilho e hidratação.
Ele pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, supermercados, farmácias e até em lojas de cosméticos.
Benefícios do óleo de coco para o cabelo
Nutre profundamente os fios
Rico em ácidos graxos e vitaminas A, D, E e K, o óleo de coco é capaz de penetrar profundamente nos fios, devolvendo a nutrição que eles precisam. Pessoas com cabelos crespos e cacheados costumam amar o produto, incluindo o mesmo dentro do cronograma capilar com frequência.
Reduz o frizz
Por também hidratar o cabelo, o ingrediente contribui para reduzir o frizz – aqueles fiozinhos espetados e “arrepiados” ao longo da cabeça. Ou seja, os fios ficam mais fortes e alinhados.
Protege a haste capilar
Outra utilização muito comum do óleo de coco é como protetor. Os shampoos, por exemplo, podem deixar o comprimento do cabelo mais ressecado (especialmente os tipos crespo e cacheado).
Ao aplicar o óleo de coco antes da lavagem, então, o item cria uma barreira contra esse problema, evitando que haja uma remoção excessiva da oleosidade.
Leia também: Ácido láurico: benefícios do composto do óleo de coco
Como usar óleo de coco no cabelo?
Diversas são as formas de usar o óleo de coco no cabelo. Confira algumas:
Umectação
Na umectação, você aplica uma quantidade generosa de óleo nas mãos e vai distribuindo no comprimento dos fios, mexa por mexa (tomando cuidado para não atingir a raiz). Então, deixe agir por alguns minutos (tem gente que deixa a noite toda e usa uma touca de cetim para não sujar os lençóis). Assim que finalizar, lave os cabelos normalmente.
Na máscara de tratamento
Adicione algumas gotas do ingrediente em uma porção da sua máscara preferida (faça isso em um potinho separado, e não na embalagem do produto, para não estragar). Então, é só utilizar a máscara como de costume, e seus efeitos são potencializados.
No pré-poo
Antes de entrar no banho, aplique um pouco do óleo de coco no comprimento dos fios (evite a raiz). Deixe agir por alguns minutos e, então, entre no banho e lave o cabelo com shampoo e condicionador, como sempre faz. Essa etapa inicial ajuda a proteger a haste contra as agressões do shampoo.
Em produtos prontos
Também é possível encontrar o óleo de coco em produtos capilares já prontos para o uso, como shampoos, condicionadores, máscaras, leave-ins, entre outros. Para usá-los, é preciso seguir as recomendações do rótulo.
Leia também: Receitas com óleo de coco: 5 preparações com o ingrediente!
Contraindicações e cuidados do óleo de coco no cabelo
Para aproveitar todos os benefícios desse ingrediente e evitar problemas, a médica Dra Fernanda Nichelle, especialista em beleza e saúde da pele, aconselha comprar óleo de coco do tipo extra virgem.
“Sempre orientamos que pacientes que têm oleosidade em excesso no couro cabeludo ou estejam com alguma doença de couro cabeludo, como dermatite seborreica (caspa), não utilizem nenhum tipo de óleo, nem mesmo de coco, sem orientação e supervisão médica”, finaliza.
Alguns especialistas também falam que não se deve passar o produto na praia ou na piscina — a combinação entre ele e os raios solares pode queimar os fios.
Fonte: Fernanda Nichelle, médica especialista em beleza e saúde da pele.