Cuidados com os cabelos no outono: confira as dicas do especialista

Beleza Bem-estar
22 de Março, 2023
Cuidados com os cabelos no outono: confira as dicas do especialista

A chegada do outono invariavelmente traz alguns hábitos que impactam nos cuidados com os cabelos como por exemplo tomar banhos mais quentes e beber menos água. Dessa forma, a saúde dos fios pode ser prejudicada por esses hábitos e também pelas características climáticas da estação como baixa umidade e fortes ventos.

De acordo com o Hair Stylist Luigi Moretto, os ventos do outono fazem com que os cabelos percam ainda mais umidade e se tornem mais secos e quebradiços. Somado a isso, os banhos quentes prejudicam a saúde dos fios e até mesmo o couro cabeludo. Contudo, segundo o hair stylist, existem formas de evitar a queda e fortalecer a saúde dos fios. A seguir, confira dicas de como cuidar dos cabelos no outono. 

Veja também: Clean Girl Aesthetic: 5 dicas para conquistar uma pele bonita e saudável

Cuidados com os cabelos no outono

Cuidados com os cabelos no outono

Para manter os fios bonitos e saudáveis nessa estação, é importante incorporar alguns pequenos hábitos à sua rotina, são eles:

1. Evite dormir de cabelos molhados

Esse hábito aumenta as chances de proliferação de fungos, caspas e também diminui a força dos fios. Além disso, dormir com os cabelos molhados aumenta o atrito entre os fios e o travesseiro, o que pode desgastar os fios e elevar a quantidade de frizz no dia seguinte. Por isso, opte por lavar os cabelos durante a manhã ou na parte da tarde. 

2. Lave os cabelos em dias intercalados 

Como o outono é uma estação naturalmente mais seca, ao lavar os cabelos todos os dias, os fios poderão ficar mais ressecados e quebradiços. Por isso, intercale as lavagens sem deixar que os fios fiquem oleosos, já que isso pode causar outros problemas como coceira, descamação (caspa) e queda capilar. Além disso, nessa época do ano, o costume é tomar banhos mais quentes e essa temperatura agride tanto os fios quanto o couro cabeludo. Portanto, se possível, ao lavar os cabelos use água morna ou ao menos enxágue com água fria para evitar os danos das altas temperaturas.

3. Evite pentear o cabelo durante a lavagem

No momento do banho, os fios molhados ficam mais frágeis e ao tentar desembaraçá-los, a tendência é quebrá-los e aumentar a queda de cabelos. Nesse caso, para cuidar dos cabelos no outono, o ideal é secar os fios com uma toalha e, em seguida, desembaraçá-los com calma. Se preciso, conte com a ajuda de um óleo ou creme que facilite o deslizar do pente. 

4. Umectação e hidratação

Para cuidados com os cabelos no outono, invista na hidratação dos fios. Nesse sentido, vale investir um tempo para hidratar os fios com produtos específicos, além de beber água constantemente. Dessa forma, uma técnica interessante para blindar os fios das oscilações de temperatura, é a umectação noturna. A técnica também chamada de Hair Slugging consiste em aplicar um óleo ou vaselina nos fios de cabelo à noite, envolvê-los com uma meia ou outro tecido (de forma que o rabo de cavalo fique completamente dentro do acessório), e só tirar no dia seguinte.

Como resultado, os cabelos apresentam mais maleabilidade, brilho e ficam mais fáceis de pentear.

5. Use proteção térmica para cuidar dos cabelos no outono

O protetor térmico cria uma espécie de camada/película protetora nos fios. Desse modo, o produto protege a haste capilar das altas temperaturas geradas por equipamentos como secador, chapinha e babyliss.

Você pode utilizar nos fios secos ou úmidos, tudo depende da forma escolhida para finalizar ou da proposta do produto. Por exemplo: costuma-se passar o protetor nas madeixas secas no caso da chapinha e do babyliss. Por outro lado, você pode lançar mão do produto nos fios úmidos antes do secador. Geralmente, a instrução mais indicada aparece no rótulo.

 

 

Fonte: Luigi Moretto, Hair Stylist.

Proteja seus lábios no frio

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor

prato conhecido como costelinha de milho, geralmente feito na air fryer
Alimentação Bem-estar Receitas

“Costelinha” de milho na air fryer fica uma delícia!

Apesar do nome "costelinha", o preparo é vegano -- o milho é o principal ingrediente, e fica pronto em poucos minutos na air fryer