Curvar os cílios com vaselina: saiba se a trend do TikTok funciona e é segura

Beleza Bem-estar
23 de Setembro, 2022
Curvar os cílios com vaselina: saiba se a trend do TikTok funciona e é segura

Uma nova trend do TikTok chamou atenção de quem gosta de destacar o olhar na hora de se produzir. Trata-se de uma forma de curvar os cílios com vaselina.

Em um vídeo compartilhado por uma usuária da rede social – e que recebeu quase meio milhão de curtidas! –, uma jovem mostra a diferença entre os fios do olho em que colocou o produto e os fios do que ainda está sem nada.

Na sequência, ela usa os dedos para passar uma boa camada do creme sobre os cílios e, depois, usa o modelador de cílios por cerca de dez segundos.

Como é possível ver na gravação, os fios realmente ficaram com uma curvatura maior após o uso do produto. Contudo, a dúvida que fica é: afinal, é perigoso usar a vaselina tão próximo dos olhos?

Leia também: Truques do TikTok: Dicas de beleza famosas nas redes são perigosas

Por que a vaselina deixa os cílios mais curvados?

De acordo com a dermatologista Renata Vasconcellos, a vaselina é uma substância derivada do petróleo, que tem a característica de oferecer o aspecto hidratado e reter a água presente no local onde ela é colocada.

“Quando a vaselina é aplicada nos cílios, há uma melhora da luz refletida pelos fios e a tendência de mantê-los na posição em que foram modelados. Dessa forma, eles ganham o efeito de maiores e mais brilhantes”, ela explica.

“Porém, a vaselina não ajuda no crescimento dos fios e nem muda a curvatura deles de forma permanente”, ressalta.

Leia também: Clarear os dentes com esponja “mágica”: saiba quais são os riscos da trend do TikTok

O truque é seguro?

Renata explica que, por vir do petrolato bruto, a vaselina tem em sua composição substâncias chamadas hidrocarbonetos aromáticos.

De acordo com ela, alguns estudos já provaram que esses componentes estão diretamente relacionados com o aparecimento de câncer em trabalhadores expostos ao petrolato não refinado.

Contudo, em contrapartida, o petrolato usado nos cosméticos é refinado e, por isso, é considerado seguro pelos órgãos regulatórios, como a Anvisa, a FDA e a Europe Commission.

Leia também: Porque a nova moda do TikTok para afinar o nariz não deve ser feita

Como curvar os cílios com vaselina

A dermatologista afirma que é possível aplicar a vaselina para valorizar a curvatura dos cílios. Contudo, é preciso usar um produto de boa qualidade e sem exageros.

“Recomendo usar em pequena quantidade e se atentar aos sinais de alergia ou irritação. Caso apareçam, precisa interromper o uso”, alerta.

Leia também: Lubrificante no rosto? Especialistas não indicam o truque para dar brilho na pele

Além disso, pessoas que tenham alergia ou pele sensível também não devem usar esse truque para não oferecer risco de piorar um quadro já existente.

Por fim, Renata explica que, mesmo com a eficácia do uso da vaselina, a melhor forma para conquistar cílios mais curvados e destacados ainda é combinar o modelador de cílios(curvex) com uma máscara de cílios hipoalergênica e dermatologicamente testada

Fonte: Renata Vasconcellos, dermatologista pós-graduada em tricologia, de Mogi Guaçu, São Paulo.

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

Confira as principais causas da paralisia do sono e como tratar o problema
Bem-estar Sono

8 causas de paralisia do sono e como tratar

Você já sentiu a sensação de ter algo o prendendo a ponto de não conseguir acordar ou se mexer?

Entenda porque dormir mal pode afetar a mente e diminuir sua produtividade
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Como dormir mal afeta a mente e reduz a produtividade

Descubra como a falta de sono impacta diretamente a saúde mental e reduz a produtividade, afetando funções como memória, concentração e tomada de decisões

homem com esquizofrenia sentada em sofá com as mãos na cabeça.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia tem cura?

Sendo um distúrbio complexo, existem diversas questões sobre como é feito o tratamento de esquizofrenia e o prognóstico. Entenda mais!