Óleo de capim-limão: O que é e como consumir

16 de abril, 2020

O óleo de capim-limão é um óleo essencial feito a partir da erva de mesmo nome, uma planta tropical presente na cozinha e na medicina alternativa. De aroma cítrico e poderoso, o capim-limão é muito utilizado em produtos de beleza e limpeza, especialmente sabonetes, além do famoso chá feito a partir das folhas.

Depois de extraído, o óleo de capim-limão é um aliado no tratamento de problemas digestivos e no combate da pressão alta. Além disso, é ingrediente da aromaterapia. Portanto, ajuda no alívio do estresse, ansiedade e dos sintomas da depressão. Dessa forma, é possível dizer que ele possui propriedades calmantes

Benefícios do óleo de capim-limão

Fortalece a imunidade

Devido às propriedades antibacterianas e antifúngicas, esse óleo ajuda no fortalecimento da imunidade, pois previne que doenças prejudiquem o sistema imunológico e o restante da saúde do organismo, além de possuir ação antioxidante. 

Leia também: Óleos essenciais para combater dores de cabeça

Tratamento de problemas na pele

Também pode ser muito benéfico para a pele, atuando no tratamento e na prevenção de alguns problemas, como acne, geralmente causada por processos inflamatórios do corpo. 

Melhora a respiração

Não só, o óleo de capim-limão pode prevenir problemas respiratórios e promover a melhora da respiração, pois possui ação descongestionante

Leia mais: 6 óleos essenciais para você usar a seu favor

Protege a saúde do estômago

O estômago também é beneficiado pelo óleo, prevenindo úlceras no estômago e aliviando náuseas. Um estudo de 2012, feito por cientistas da Universidade Regional do Cariri, no Ceará, demonstrou que o capim-limão é benéfico para a saúde gastrointestinal, também ajudando na digestão.

Aliado da saúde do coração

Não é só o estômago que se beneficia desse óleo, mas o coração também. Ele ajuda a prevenir problemas como o aumento da pressão arterial, que poderia acarretar em ataques cardíacos. Não só, ele ajuda no controle do colesterol, da glicemia e da gordura corporal.

Como usar o óleo de capim-limão

Leia também: Óleo de eucalipto: Os benefícios dessa aromaterapia

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo