O que comer antes de ir para os bloquinhos de Carnaval?
Depois de dois anos de restrições por conta da Covid-19, este ano os bloquinhos de Carnaval estarão com tudo. No entanto, as longas horas de danças e marchinhas, regadas a bebidinhas alcoólicas e acompanhadas do sol quente, pedem um cuidado redobrado com a alimentação. Veja, então, o que comer antes de ir para os bloquinhos para não passar sufoco:
O que comer antes dos bloquinhos?
De acordo com a nutricionista Shirlei Tessarini, professora e coordenadora do curso de Nutrição da Estácio, o cardápio antes das comemorações precisa ser leve, equilibrado e completo. Assim, garantirá energia para você curtir a festa, mas sem pesar no estômago.
“A refeição deve conter proteínas, carboidratos integrais, fibras, vitaminas e minerais. O importante é se alimentar bem”, diz. Confira algumas boas opções indicadas pela profissional:
- Proteínas: carnes magras (como peixes e frango), ovos e queijos magros (minas frescal e ricota, por exemplo);
- Carboidratos integrais: arroz, macarrão e pães;
- Verduras, frutas e legumes variados, que garantirão as vitaminas e os minerais: alface, rúcula, cenoura, berinjela, abacate, melão, morango, kiwi, mamão e abacaxi são antifermentativos (isto é, não geram gases).
Além de ficar de olho na qualidade do seu prato, é necessário prestar atenção na quantidade. Isso porque comer demais pode gerar azia, indigestão, sensação de estufamento e até fadiga ou mal-estar.
Por outro lado, comer pouco (ou fazer jejum) também não é recomendado, uma vez que traz problemas como enjoo, tontura, dor de cabeça e mal-estar.
Leia também: Viviane Araújo revela programa detox para emagrecer rápido. Saiba mais
O que evitar comer antes dos bloquinhos
A especialista afirma ainda que devemos evitar certos itens que são de difícil digestão e diminuem a performance:
- Alimentos ricos em carboidratos simples: açúcar e farinhas brancas;
- Aqueles com alto índice glicêmico, pois aumentam o açúcar circulante no sangue, trazendo a sensação de fome rapidamente;
- Alimentos fermentativos que geram gases e desconforto, como couve-flor, brócolis, repolho, milho, feijão e frutas secas.
Importância da hidratação
Por fim, não podemos nos esquecer da água. “Ela deve ser ingerida antes, durante e depois do bloquinho de Carnaval para evitar a desidratação e facilitar o transporte de nutrientes para as células, contribuindo com a saúde e o desempenho dos foliões”, explica a nutricionista.
Dica: se você for beber álcool, intercale cada drink, taça ou latinha com um copo do líquido. Assim, os efeitos da ressaca serão minimizados.
Fonte: Shirlei Tessarini, professora e coordenadora do curso de Nutrição da Estácio.