Nutracêuticos: O que são e quando vale a pena consumir

Alimentação Bem-estar
27 de Maio, 2020
Nutracêuticos: O que são e quando vale a pena consumir

Os nutracêuticos são um tipo de suplemento alimentar derivado de nutrientes encontrados em alimentos. Em suma, eles contêm substâncias benéficas para a saúde e que ajudam a tornar a alimentação mais completa.

Basicamente, são compostos bioativos isolados. Geralmente extraídos de vegetais ou de proteínas animais, eles têm se tornado cada vez mais populares. São vendidos na forma de cápsulas, comprimidos, sachês, pós, tabletes e suplementos dietéticos, e podem ser formulados em farmácias de manipulação.

No organismo, eles têm o propósito de fortalecer a saúde e ajudar na prevenção de doenças.

Os nutracêuticos mais comuns de se encontrar 

Os nutracêuticos podem ser compostos por vitaminas, fibras, aminoácidos, minerais, probióticos e, em especial, antioxidantes. Alguns dos mais vendidos são: 

Os nutracêuticos são mesmo benéficos para a saúde?

Em resumo, sim. Entretanto, sua suplementação não é essencial para a saúde ao menos que sob orientação médica. Afinal, os nutrientes contidos nesses suplementos podem ser adquiridos por meio da alimentação da alimentação. 

Possíveis benefícios dos nutracêuticos

Estudos científicos mostram que eles podem trazer benefícios para a pele, unhas, cabelos e até emagrecer

Complementam a alimentação

A maior e principal fonte de nutrientes deve ser a alimentação. Entretanto, é possível que a suplementação de nutracêuticos seja um grande complemento, especialmente quando a rotina se torna mais agitada e corrida e a alimentação fica negligenciada. Muitas vezes, a falta de tempo da vida moderna faz com que essa seja uma ótima opção. 

Leia também: Nutrientes que não encontramos nos vegetais e frutas

Fortalece a imunidade

Os nutracêuticos de vitaminas e minerais podem ser grandes aliados da imunidade, visto que esses são nutrientes essenciais para manter o sistema imunológico fortalecido e protegendo de forma eficaz o organismo e sua saúde. 

Leia mais: Alimentos para aumentar a imunidade

Previne a constipação

Ainda, um dos mais populares nutracêuticos é o de fibras dietéticas, ou seja, aquelas cuja propósito é especialmente ajudar no emagrecimento. Porém, elas também ajudam a combater a constipação e o inchaço estomacal, facilitando a digestão e o trânsito intestinal. 

Possíveis riscos dos nutracêuticos

Uma boa dieta, balanceada e bastante diversificada, já fornece todos os nutrientes que precisamos. Portanto, antes de iniciar o tratamento de suplementação com os nutracêuticos, é preciso consultar um médico de confiança. Pois, o uso deles pode acarretar na concentração excessivo de determinados nutrientes no organismo e isso pode ser prejudicial. 

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

chá verde
Alimentação Bem-estar

Chá verde emagrece? Conheça os benefícios e como fazer

O chá verde é uma bebida produzida a partir da folha da Camellia sinensis, que é rica em compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes

chá para dor de garganta
Alimentação Bem-estar Saúde

7 chás para dor de garganta (e como preparar)

Quando o assunto é garganta inflamada, uma prática comum é a preparação de bebidas quentes.

mulher tomando um comprimido na sala de casa
Bem-estar Sono

Dramin dá sono? Especialista explica riscos da automedicação

Um dos efeitos mais conhecidos do medicamento, especialista esclarece a ideia e fala por que ele não deve ser usado para tratar a insônia