Neymar é aconselhado a não ingerir refrigerantes e chás gelados. Entenda

Alimentação Bem-estar
22 de Agosto, 2022
Neymar é aconselhado a não ingerir refrigerantes e chás gelados. Entenda

Recentemente, a equipe nutricional do time de futebol Paris Saint-Germain (PSG) divulgou uma nova diretriz nutricional. Tanto o Neymar quanto os outros atletas foram desaconselhados a ingerir refrigerantes e chás gelados prontos.

De acordo com a imprensa francesa, a decisão se deu pelo fato de que essas bebidas industrializadas não são compatíveis com esportes de alto rendimento, como é o caso do futebol profissional.

“Os chás e cafés podem ser ótimos aliados dos atletas de alto rendimento devido aos inúmeros benefícios dos antioxidantes. Contudo, quando associados a altas quantidades de açúcares, gorduras trans e ingredientes industriais, podem ser prejudiciais. Os chás industrializados, frapuccinos, refrigerantes e energéticos possuem pouca ou nenhuma propriedade antioxidante. Além de terem ingredientes em excesso que prejudicam a qualidade do sono, o desempenho durante os treinos e a reconstrução de massa magra”, explica a nutricionista Giovanna Carvalho, terapeuta nutricional da OrienteMe.

Leia também: Como montar uma marmita saudável, como a de Cesar Tralli

Neymar não pode beber refrigerante. O que tomar?

Esportistas que passam muitas horas do dia praticando atividades de alto rendimento realmente precisam consumir muito mais calorias do que a maioria da população. Isso porque a alimentação adequada é essencial para garantir energia para um bom desempenho e promover a correta recuperação do corpo — diminuindo, assim, as chances de lesões.

Mas além da quantidade, a qualidade da dieta também deve estar no radar dos atletas. Desse modo, alimentos ricos em vitaminas e minerais são mais interessantes do que refrigerantes e chás industrializados, já que esses últimos contêm as chamadas “calorias vazias”: ou seja, calorias que não carregam micronutrientes importantes para diversos processos do organismo.

Por isso, a especialista sugere trocar os líquidos em questão por bebidas mais naturais. “Se for dar preferência às industrializadas, procure aquelas que tenham, no máximo, cinco ingredientes na composição — de preferência ingredientes não industriais”, ela aconselha.

Além disso, é importante lembrar que a melhor forma de hidratar o corpo ainda é com a boa e velha água. “Dá para saborizar com ervas e pedaços de frutas para deixar tudo mais refrescante, facilitando o paladar e agregando um pouco mais de nutrientes.”

Fonte: Giovanna Carvalho (CRN3 – 44413), nutricionista e terapeuta nutricional da OrienteMe.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!