Confira os principais mitos sobre dietas para emagrecer

Alimentação Bem-estar
06 de Maio, 2022
Confira os principais mitos sobre dietas para emagrecer

A perda de peso é um tema rodeado por mitos sobre dietas, “fórmulas mágicas” e falsas ideias — também chamadas de fake news. Desse modo, hoje em dia as verdades sobre uma dieta saudável e equilibrada se perdem em meio a tanta confusão.

Por isso, confira 5 mitos sobre as dietas que focam no emagrecimento. Eles foram selecionados pela nutricionista Leticia Ramirez:

Mitos sobre dietas

O ideal é comer de 3 em 3 horas

Esse aqui é muito popular e ainda está presente no dia a dia de muitas pessoas. Fazer refeições principais e lanchinhos pode fazer com que as pessoas se alimentem mesmo sem fome. O que não é ideal para quem busca perder peso, não é mesmo?

Ou seja, não há uma regra ou um tempo certo para realizar as suas refeições. O recomendado é que você coma com periodicidade e frequência. Mas sempre seguindo os seus sinais de fome e saciedade, viu?

É preciso “cortar” o carboidrato

Quem aí nunca culpou o coitado do carboidrato? Pois é, mas na realidade, alimentos ricos em carboidratos têm um importante papel no nosso corpo: fornecer energia. 

Além disso, o carboidrato é um nutriente que também faz parte de uma alimentação balanceada.

Na realidade, o que precisa de atenção e cautela é a fonte de carboidrato que você escolhe. Por isso, consuma alimentos saudáveis que contenham o nutriente. Como mandioca, batata-doce e inhame; além das opções integrais, como o arroz e o macarrão integrais.

Por fim, evite os carboidratos refinados: massas, pães, açúcar branco…

É preciso “cortar” gorduras para emagrecer

Ao lado do mito anterior, a história de que a gordura também é uma grande vilã não é verdadeira. Assim como os carboidratos, as gorduras devem estar presentes em uma alimentação balanceada. Pois elas realizam funções importantes, como absorver vitaminas e fornecer energia.

“Geralmente, as pessoas associam as gorduras a alimentos ruins, mas devemos priorizar a ingestão de boas fontes de gordura. Como abacate, azeite de oliva e castanhas”, completa a nutricionista.

Mitos sobre dietas: só é possível emagrecer com dietas muito restritivas

Aqui, o lema de ir com calma, mas seguir em frente, entra em ação. Isso porque cortar um tipo de alimento ou calorias pode trazer resultados, mas seus efeitos provavelmente serão de curto prazo. 

Além de alcançar o peso ideal, é bacana entender como esse estilo de vida será mantido, o que garante uma dieta mais equilibrada e quais escolhas devem permanecer. O importante é adquirir novos e bons hábitos e fazer com que eles sejam duradouros.

O ideal é priorizar costumes que se encaixem na sua rotina. E que não sejam impossíveis de realizar por um longo período.

É necessário consumir algum suplemento alimentar

O dicurso de que os suplementos alimentares aceleram os seus resultados é errado. Na realidade, esses produtos carregam os mesmos nutrientes dos alimentos comuns. Eles são apenas indicados para casos específicos. Ou, então, para pessoas com rotinas muito corridas.

E é sempre bom lembrar: independentemente do motivo do uso, a recomendação deve partir de um especialista. 

De acordo com Leticia, “a orientação é sempre prezar pelo consumo de comida de verdade e com uma boa variedade de alimentos. É necessário que, primeiro, a pessoa saiba se alimentar corretamente e saber fazer boas escolhas, antes de pensar em utilizar algum suplemento.”

Chega de mitos sobre dietas! O que funciona para o emagrecimento? 

Se você busca emagrecer, ou até mesmo ter uma vida mais equilibrada, tente encontrar uma alimentação saudável e balanceada, combinado-a também com atividades físicas. 

Devido a diferentes rotinas, ritmos e realidades, entenda o que funciona para você, e peça ajuda a um profissional. Um educador físico ou um nutricionista são ideais para te ajudar a evitar frustrações e garantir resultados duradouros.  

Fonte: Leticia Ramirez, nutricionista com atuação na área da Nutrição Esportiva (CRN-3 63183).

Sobre o autor

Gabriel Saez Domingues
Estagiário de jornalismo, formando pela Unesp.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!