“Miojo” saudável do TikTok é a opção perfeita para a marmita do trabalho!

2 de junho, 2022

Bastam alguns minutos, e o seu almoço está pronto. Essa é a proposta do macarrão instantâneo, alimento ultraprocessado encontrado facilmente em supermercados. E apesar de o produto apresentar algumas outras vantagens (por exemplo, é barato e dura muito na prateleira), consumi-lo em excesso pode afetar a nossa saúde. Mas e se a gente dissesse que é possível preparar um “miojo” saudável de forma igualmente prática e rápida?

Parece sonho, mas não é! Uma versão fitness anda bombando no TikTok, e é muito mais nutritiva. Isso porque ela leva harusame, um macarrão oriental à base de feijão verde, cogumelos desidratados, vegetais e temperos naturais! Por que não experimentar?

Você pode levar esta receita como marmita para o trabalho, e deixar todos os seus colegas curiosos! Saiba mais:

Por que o miojo tradicional não é saudável?

Ele é composto, basicamente, de conservantes, farinha branca e gordura vegetal — o que o torna calórico e com baixíssimas quantidades de vitaminas, minerais e fibras. Ou seja, ele pode ser incluído no grupo de alimentos com “calorias vazias”.

Além disso, o tempero concentra muitos corantes, toxinas e sódio. Este último, em excesso, pode elevar a pressão arterial, gerar retenção de líquidos, piorar o sistema imunológico, aumentar o risco de algumas doenças crônicas e causar problemas renais (a longo prazo).

Outro motivo que torna o miojo um vilão da saúde é o seu método de preparo. Isso porque para virar aquele bloquinho seco e crocante, o macarrão precisa passar por um processo de desidratação por fritura rápida em gordura.

Algumas pesquisas já mostram a relação do consumo exagerado de miojo com algumas doenças. Uma delas, feita em 2014, comparou as dietas de mais de 10 700 adultos coreanos. Como resultado, os cientistas descobriram que quem come macarrão instantâneo costuma desenvolver mais síndrome metabólica. Isso se provou ainda mais verdadeiro no caso das mulheres.

Leia também: O que são carboidratos refinados?

Receita de miojo saudável do TikTok

miojo saudável

Ingredientes:

  • 1 punhado de harusame (cru);
  • 1/2 cenoura cortada em fatias finas (crua);
  • 1 punhado de acelga cortada em fatias finas (crua);
  • 50g de cogumelos desidratados de sua preferência (sugestão: shiitake ou shimeji);
  • 50g de tofu firme cortado em cubos;
  • 1 pitata de gergelim;
  • Temperos a gosto (sugestão: sal, pimenta, molho se soja e missô).

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque todos os ingredientes em um recipiente de vidro, tampe e leve aonde quiser! Então, na hora de consumir, basta adicionar 250ml de água fervente, tampar e aguardar cerca de três minutos. Por fim, basta misturar (para o tempero espalhar bem) e consumir!

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.