O que você precisa saber sobre o Método 5S de emagrecimento

Alimentação Bem-estar
30 de Setembro, 2019
O que você precisa saber sobre o Método 5S de emagrecimento

Você sofre com o efeito sanfona? O método 5s promete o emagrecimento a partir de uma combinação de estratégias, como reeducação alimentar e tratamentos estéticos.

O plano foi criado em 2015, pela fisioterapeuta dermato-funcional Edivana Poltronieri, e garante a eliminação de até 15 quilos por mês

Com duração de no mínimo 90 dias, o programa é feito com o acompanhamento de um nutricionista e um fisioterapeuta com a intenção de regular o metabolismo e controlar a ansiedade.

Como surgiu o método 5s

Edivana pesava 92 quilos e resolveu fazer pós-graduação em obesidade e emagrecimento. Descobriu um estudo que relacionava o excesso de peso e inflamação no hipotálamo, área do cérebro responsável por regular fome. 

Com a ajuda de uma parente nutricionista, ela criou um cardápio específico com suplementação vitamínica.

O nome método 5s, sigla para 5 segredos, são as 5 estratégias para o emagrecimento: dieta, suplementação, acompanhamento nutricional em grupo, desinflamação do hipotálamo (consumo de gorduras boas) e tratamento estético.

Leia também: Alimentos que causam inchaço no rosto

Dieta

Não existe um cardápio padrão, os pacientes seguem uma dieta pobre em calorias. Carboidratos e industrializados estão fora da rotina. A orientação do nutricionista auxilia na perda de peso e inicia o processo de reeducação alimentar.

Suplementação de vitaminas e minerais

Servem para suprir deficiências nutricionais e prevenir doenças

Acompanhamento profissional

 A orientação nutricional faz parte do programa. Os pacientes podem tirar dúvidas diariamente com nutricionista por meio de aplicativo e trocar experiências

Desinflamação do hipotálamo

O consumo de gorduras boas, como ômega-3, ômega-6 e ômega-9, melhoram os níveis de colesterol no sangue, a saúde do sistema nervoso e reduzir a inflamação no corpo. O objetivo é  equilibrar o metabolismo e desinflamar o hipotálamo.

Tratamentos estéticos

Os tratamentos estéticos completam o programa. A manta térmica e a radiação infravermelha servem para desintoxicar e queimar a gordura localizada. Massagens corporais e pilates também podem contribuir.

Com funciona o método 5s

O paciente passa por uma avaliação nutricional para acompanhar o IMC e a quantidade gordura no corpo. Depois, cada etapa tem um plano alimentar e tratamentos estéticos diferentes.

  • Perda: fase da perda de peso. O tempo varia de acordo com os quilos que se deseja perder
  • Manutenção: começa assim que o paciente chega no peso desejado. Esta etapa dura 30 dias para manter o emagrecimento
  • Reeducação: a última etapa dura 30 dias para manter a reeducação alimentar e os hábitos saudáveis. Uma estratégia para evitar o efeito sanfona.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher fazendo exercício na cadeira flexora da academia
Bem-estar Movimento

Como fazer cadeira flexora, um dos melhores exercícios para posterior de coxa

Exercício é uma ótima opção para quem busca fortalecer e hipertrofiar a região posterior das coxas (parte detrás das pernas)

Inchaço ou gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Inchaço ou gordura: como diferenciar?

A maneira mais fácil de descobrir é notar a rapidez com que eles ocorrem, além da localização no corpo. Entenda

dieta do ovo
Alimentação Bem-estar

Dieta do ovo 3 dias: cardápio do desafio do ovo

Já ouviu falar na dieta do ovo 3 dias? No desafio do ovo podemos consumir ovo em forma de omelete, mexido, cozido ou frito. Veja o