Menstruação pós-parto: saiba quando o ciclo volta ao normal 

Gravidez e maternidade Saúde
07 de Março, 2022
Menstruação pós-parto: saiba quando o ciclo volta ao normal 

Muitas mulheres no puerpério, também conhecido como o período pós-parto, ficam preocupadas com a presença de sangramento vaginal. Porém, esse é um quadro fisiológico e mais comum do que imaginamos chamado loquiação, também conhecido como menstruação pós-parto.

A loquiação ocorre devido a cicatrização do útero depois da gestação e dura, em média, 40 dias. Ao longo do tempo, é possível notar a diferença na coloração desse sangramento. Segundo o ginecologista e obstetra Carlos Moraes, especialista pela Santa Casa de São Paulo, a princípio, é vermelho intenso. Depois, torna-se rosado, seguido da cor amarelada e, por fim, fica mais esbranquiçado.

Embora o sangramento seja similar à menstruação, é um processo diferente: “A menstruação é definida como sangramento genital cíclico, ou seja, que se repete de tempos em tempos. A loquiação não. Ela acontece após o parto e depois não se repete mais”, esclarece. 

Quando a menstruação pós-parto volta ao normal?

Não é possível prever quando o ciclo menstrual voltará ao normal novamente pois, mesmo que pareça óbvio, cada organismo é único e isso pode variar entre as mulheres. 

Vários fatores também podem intervir neste processo, desde a amamentação até o uso de contraceptivos hormonais específicos para mulheres que estão amamentando.

A amamentação tem grande influência na regulação do ciclo menstrual no pós-parto. “Algumas mulheres que amamentam exclusivamente ficam longos períodos sem menstruar, desde que a amamentação se mantenha. Geralmente o ciclo menstrual só se regulariza quando ela para de amamentar”, explica o ginecologista.

Isso se dá porque, após o bebê nascer, o organismo da mulher começa a produzir um hormônio chamado prolactina, que tem a função de estimular a produção de leite por meio das glândulas mamárias, o que acaba inibindo a ovulação. Portanto, se a amamentação é feita exclusivamente pelo seio, a prolactina continuará sendo produzida, consequentemente, atrasando a menstruação.

Período fértil e relações sexuais pós-parto

Normalmente as relações sexuais são liberadas com 40 dias após o parto. A mulher passa por avaliação médica, no qual já é indicado algum método contraceptivo.

Da mesma forma que é difícil saber quando o período menstrual vai se regularizar, é complicado calcular o período fértil. “Depende da amamentação e ainda se a mulher amamenta exclusivamente ou já complementa a alimentação do bebê com as chamadas ‘fórmulas’. Depende também de qual método contraceptivo a paciente passa a usar após o parto”, completa o obstetra.

Fonte: Dr. Carlos Moraes, ginecologista e obstetra pela Santa Casa/SP, Membro da FEBRASGO e Especialista em Perinatologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Conheça a otosclerose, doença que causou perda auditiva em Adriane Galisteu
Saúde

Otosclerose: entenda a doença que causou perda de audição em Adriane Galisteu

Otorrinolaringologista explica o que é, quais os sintômas e tratamentos da doença que fez Adriane Galisteu perder 60% da audição

foto da cantora Preta Gil
Saúde

Amputação do reto: como funciona cirurgia feita por Preta Gil?

Cantora passou pelo procedimento em 2023 para tratar um câncer colorretal

Com o tempo seco, endocrinologista dá dicas para enfrentar os sinais de desidratação
Saúde

Tempo seco: o que fazer ao enfrentar sinais de desidratação?

Diante do clima seco, da baixa qualidade do ar – agravada pelas queimadas – e das altas temperaturas, os sinais de desidratação tendem a se manifestar