Atividade física após a gestação: Benefícios da prática

Bem-estar Gravidez e maternidade Movimento Saúde
27 de Dezembro, 2021
Atividade física após a gestação: Benefícios da prática

O pós-parto é uma fase de mudanças complexas na vida e também no corpo da mulher. Além de exigir muito cuidado com o recém nascido, o período também representa drásticas alterações hormonais no organismo que podem aumentar os níveis de cortisol (hormônio do estresse). De acordo com especialistas, a atividade física após a gestação é essencial para auxiliar a mulher nessa fase de grandes mudanças. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% das mulheres grávidas e 13% das puérperas apresentam um transtorno mental. A depressão pós-parto pode atingir de 10 a 20% das puérperas. Além disso, a American Psychiatric Association afirma que 8,5% dos episódios de depressão pós parto se desenvolvem no início da gravidez.

“Os exercícios físicos ajudam a evitar a depressão pós-parto, diminuem o estresse e colaboram para o aumento da disposição e a energia para as atividades. Outro benefício é fortalecer o abdômen e a pelve, o que facilitará no combate a flacidez da barriga e diástase”, explica o personal trainer, educador físico e coach Tauan Gomes. 

As atividades físicas beneficiam o corpo com tamanha intensidade, que podem ser até mesmo adaptadas para o período gestacional. Dessa forma, respeitando as condições individuais de cada gestante. Assim, durante os exercícios físicos, hormônios benefícios como a serotonina são liberados e os níveis de cortisol diminuem. 

Leia também: Após a gestação, mães levam até 4 anos para retomar exercícios

Quando é possível retomar ou iniciar a prática de atividades físicas?

“O período normal indicado pelos médicos é de 15 dias para parto normal e 45 a 60 dias para cesariana”, pontua Tauan Gomes. O profissional salienta que a retomada de atividades físicas deve ser gradativa e individualizada conforme o quadro pós parto de cada mãe. A intensidade deve ser de leve a moderada, respeitando o limite e adaptação do corpo. 

Contudo, o período de amamentação exige cuidados. “Atividade física intensa ou vigorosa no período de amamentação pode aumentar o nível de ácido láctico nos músculos devido ao stress pós treino e trazer cólicas ao bebé. Por isso, é sempre indicado que independente do nível de treino, por questão de segurança, as mamães realizem a atividade física após a amamentação, já com os seios mais vazios”, alerta o educador físico Tauan Gomes. 

Segundo o personal trainer Tauan Gomes, 10 minutos diários de atividade moderada para mães que estão completamente destreinadas já é o suficiente. O ideal é incluir práticas como a caminhada ou yoga – exercícios que ajudem a conectar e relaxar o corpo.

Rotina de atividade física após a gestação

Tauan Gomes indica que a mãe sedentária pratique de 10 minutos a 30 minutos diários. Assim, a frequência deve ser de 3 a 5 vezes na semana. As atividades podem ser associadas em paralelo com atividades cardiovasculares, com acúmulo de 150 minutos semanais na frequência de  40 a 60% de intensidade da capacidade máxima.

Fonte: Tauan Gomes, educador físico.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

foto do ator Tony Ramos
Saúde

Hematoma subdural: entenda quadro de Tony Ramos

Tony Ramos passou por duas cirurgias após apresentar um hematoma subdural. Segundo boletim médico, ator já tem "melhora na evolução do quadro clínico"

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?