7 produtos indispensáveis para se exercitar (na academia ou fora dela)
O movimento é um dos pilares essenciais para a saúde. É por meio da atividade física que ganhamos condicionamento físico, garantimos o peso ideal e evitamos uma série de doenças, o que aumenta as chances de envelhecer de forma saudável e ativa. Então, se você decidiu que está na hora de olhar para esse pilar com mais carinho e começar a se exercitar, confira a curadoria especial da Vitat de produtos indispensáveis para o seu treino, seja ele dentro ou fora da academia. Vamos lá?
Veja também: Mudança de hábito: a chave para ter uma vida mais saudável
Produtos indispensáveis para se exercitar (na academia ou fora dela)
1 – Corda de pular
Não curte frequentar a academia? Então esse acessório é pra você! Por vezes tida como brincadeira de criança, pular corda promove um alto gasto calórico. Para se ter uma ideia, apenas 1 sessão intensa de exercícios com o acessório — isto é, intercalando diferentes ritmos e velocidades — é capaz de gastar até 300 calorias em apenas meia hora. O número é maior do que o gerado pela caminhada (cerca de 150 em um mesmo período).
2 – Tapete de yoga
O yoga é uma das atividades favoritas do momento. A filosofia de vida milenar com diversos pilares, que conquistou o coração de nós, ocidentais, pela prática física e meditação. A combinação entre posturas que trabalham força, flexibilidade, resistência e equilíbrio atraem inúmeros adeptos a cada ano.
Para iniciar a prática, nada melhor do que contar com um tapete de yoga que permite que a atividade seja executada em qualquer lugar. Além do yoga, o acessório também pode ser utilizado para praticar exercícios, como abdominal, prancha e outros.
3 – Melhores produtos para se exercitar: Protetor solar
Independente do lugar do treino, a proteção da pele é essencial para evitar os efeitos prejudiciais do sol, como melasma, queimaduras e até condições mais graves, como o câncer de pele.
Esse cenário faz do protetor solar o seu companheiro fiel de treinos, até mesmo em dias nublados em que a ação dos raios ultravioleta ainda podem danificar a pele. Por isso, lembre-se de adicioná-lo à sua rotina considerando os fatores de proteção solar mais seguros: FPS a partir de 30º.
4 – Whey Protein
O whey é conhecido pela praticidade que o suplemento oferece em atingir a necessidade proteica diária necessária, quando esse objetivo não é alcançado com uma alimentação balanceada. Nesse caso, as proteínas são importantes pois fornecem os aminoácidos necessários para a construção de tecidos, inclusive dos músculos.
5 – Melhores produtos para se exercitar: Creatina
A creatina é o suplemento queridinho de quem pratica atividade física. Ela ajuda a aumentar a energia dos músculos, aumentando a resistência e dificultando que eles entrem em estado de fadiga rapidamente. Além disso, o suplemento também atua na formação de fibras musculares, o que auxilia o ganho de massa magra.
6 – Pré-treino
Antes mesmo de encarar a sua rotina de atividades físicas, é necessário garantir um fator importante para o seu sucesso: a energia. E é através do pré-treino que você poderá dar o seu melhor na atividade física. Frutas, cereais e proteínas são algumas das opções que podem ser ingeridas antes da atividade física.
Nesse sentido, as barrinhas de proteína surgem como uma opção prática e saudável para incorporar a alimentação. Elas são fonte de energia, fibras, proteínas e podem contribuir para a energia que o corpo precisa.
7 – Elástico
Mini band, faixa elástica ou simplesmente elástico, são diversos os nomes dados a esse acessório de fácil acesso e que ocupa pouco espaço em casa. Assim, para muitos que treinam em casa, ele se tornou essencial para potencializar os resultados e dificultar os exercícios.
Leves e fáceis de transportar, esses elásticos para treinar – também conhecidos como rubber band – podem fazer a diferença no fortalecimento e definição dos músculos do corpo.
Dicas para começar a se exercitar hoje mesmo
Para alcançar um estilo de vida saudável é necessário investir tempo e energia para colher os resultados. Entretanto, um erro muito comum na mudança de hábitos é começar com metas audaciosas e de certa forma, muito competitivas. Por isso, é necessário ir com calma.
Então, comece com uma mudança por vez, com metas simples, mas valorizando a constância. Reservar um tempo para a mudança de hábito todos os dias. Nesse ponto, a repetição faz muita diferença e tornará o processo natural com o passar do tempo.
A seguir, veja dicas de como começar hoje mesmo:
- Respeite os limites do seu corpo. Portanto, comece com esforços menores e vá aumentando o progresso de forma gradual;
- Escolha a modalidade de atividade física que mais te agrada. Com tantas possibilidades, fica mais fácil se adaptar e principalmente gostar do que se faz. Algumas delas são: musculação, calistenia, pilates, yoga e natação.
- Procure um lugar para se exercitar, seja dentro de casa ou em lugares próximos. Assim, o ideal é apostar em locais que você se sente bem e à vontade para se exercitar, como parques, estúdios, academias, rua, praia etc.
- Se sentiu desanimado? Arrume um parceiro de atividade física para treinar com você. Convidar um amigo, parente ou cônjuge é uma excelente opção para manter-se motivado e em movimento.
- Opte por roupas confortáveis e leves que não pesem no momento da sua atividade física.