Matchá: bebida acelera o metabolismo e possui diversos benefícios
Certamente você já ouviu falar sobre o chá queridinho do mundo fitness, o matchá — e sobre sua popularidade devido aos grandes benefícios para a saúde e bem-estar. Mas, o que é o matchá e quais são os motivos de sua fama? A seguir, saiba mais sobre o produto e como incluí-la em sua rotina.
Veja também: Aprenda a fazer uma maionese vegana de coco
O que é o matchá?
A bebida é composta por folhas de chá verde moído, o que a torna mais poderosa. As folhas secas são moídas com moinhos de pedra artesanais, com a finalidade de obter-se um pó muito fino e de cor verde intensa, com sabor forte e marcante.
Como consumi-lo?
Versátil, ele pode ser consumido na forma de chá, diluído em água quente ou adicionado em receitas como sucos, shakes, smoothies, entre outros. A ingestão diária recomendada é de duas a três colheres de chá do pó por dia, o que equivale a duas ou três xícaras do chá pronto.
Essa erva oriental muito utilizada na culinária japonesa é repleta de polifenóis, antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento celular e doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, e suas vantagens não param por aí. Saiba por que você deve consumir o matchá!
Benefícios do matchá
Acelera o metabolismo
Beber matchá é perfeito para quem deseja eliminar uns quilinhos. Ele é um grande aliado para acelerar o metabolismo e eliminar toxinas do corpo, ajudando a regular o peso. O consumo de matchá ainda aumenta em até 25% o gasto calórico durante a prática de exercícios físicos – devido à sua ação termogênica que potencializa a queima de gordura corporal durante o treino.
Antioxidante para o corpo e a pele
Rico em antioxidantes (mais até que a goji berry), o matchá atenua os problemas causados pelo sol e também previne as famosas ruguinhas. Além disso, ele é um poderoso calmante, reduz em até 25% a formação de eritemas (manchas vermelhas) causadas por raios UV – dado cientificamente comprovado – e melhora a estrutura da pele em relação à elasticidade e hidratação.
É um superalimento
Assim como a quinoa, o matchá tem um alto teor de vitaminas e minerais que o torna um alimento completo e com maior valor nutricional que outros.
Melhora o sistema imunológico
A bebida contém EGCG (ou galato de epigalocatequina), um componente que ajuda a combater o câncer, alergias, artrite e controlar a glicose no sangue. Além disso, possui propriedades que facilitam o controle dos níveis de colesterol.
Ajuda a combater a gastrite
A bebida pode ajudar a combater a presença da bactéria H. pylori, que está relacionada à gastrite, úlcera de estômago e câncer gástrico. Contudo, antes de utilizar o chá como auxiliar de qualquer tipo de tratamento, consulte seu médico.
Auxilia no ganho de disposição
Por conter altas doses de cafeína, o matchá pode ser um aliado naqueles dias que precisamos de mais energia, foco e concentração. Experimente consumi-lo pela manhã, seja em forma de chá ou em alguma receita para variar o cardápio.
Receitas com matchá fáceis de fazer
Sorvete de banana com matchá
Ingredientes
- 1 col. (sopa) de matchá
- 1 banana nanica congelada e em pedaços
- 1 col. (sopa) de mel ou seu adoçante preferido
- 100 mL de bebida vegetal de sua preferência
Como preparar
Em um processador, adicione todos os ingredientes e bata-os, até atingir a consistência de um sorvete. Caso queira uma textura mais cremosa, adicione um pouco mais de bebida vegetal. Depois, sirva em um recipiente.
Suco verde de matchá antioxidante
Ingredientes
- 2 folhas de couve orgânica
- Suco de 1 laranja
- Suco de 1 limão
- Maçã com casca
- Hortelã fresca
- 1 col. (café) de matchá em pó
- 1 gelinho de gengibre (ou 1 lasca grossa sem a casca)
- Água e gelo
Modo de fazer
Bata os ingredientes no liquidificador. Beba em seguida sem coar.
Bolo funcional de matchá com gengibre
Ingredientes
- 5 ovos inteiros
- 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar ou adoçante forno e fogão
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 1/2 xicara de chá de óleo de amendoim ou óleo de coco extra virgem
- 1 colher de sobremesa de matchá
- 1 colher de chá de gengibre ralado fresco
- 50 gramas de amêndoas em lascas
- Mel orgânico (opcional)
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180 ºC. Em uma batedeira, bata os ovos com o açúcar até obter uma massa homogênea. Inclua o matchá, o gengibre e o óleo. Misture até homogeneizar a massa. Acrescente a farinha e o fermento. Unte uma forma com manteiga e farinha, leve ao forno até que o palito saia seco. Finalize com uma camada de mel na parte de cima do bolo, polvilhe com matchá e enfeite com as amêndoas em lascas.
Qual a diferença entre o matchá e o chá verde?
Ambos são derivados da mesma planta e possuem propriedades antioxidantes. Por isso, podem ser excelentes para a imunidade e na prevenção do envelhecimento precoce da pele. Mas, o que os diferencia é basicamente a forma como são processados.
Então, ao adquirir um deles, certifique-se de que está levando o produto certo. A dica é comprar as bebidas de produtores de confiança.
Existem riscos ao consumir a bebida?
A princípio, não há contraindicações. Todavia, por ser uma substância com alta concentração de cafeína, é importante restringir o consumo pela manhã ou durante o dia. Afinal, ingerir o chá à noite pode prejudicar a qualidade do sono.