Marmelo: Benefícios da fruta da marmelada

17 de February, 2020

O marmelo é a fruta do marmeleiro, uma árvore típica da Ásia, cuja aparência lembra a de uma pera. Famosa por originar sobremesas deliciosas, como a famosa receita portuguesa conhecida por marmelada. Assim, a fruta é consumida no Brasil há mais de 500 anos e torna-se cada vez mais popular.

É especialmente rico em fibras e vitaminas, presentes em sua polpa rígida e de coloração amarelada. Ainda, sua abundância em fibras solúveis beneficia (e muito) a flora intestinal e a saúde do coração, visto que ajuda no controle do colesterol e da pressão arterial. Além disso, o marmelo é uma fruta pouco calórica, portanto, pode ajudar no emagrecimento.

Benefícios do marmelo

Melhora do funcionamento intestinal 

Rico em fibras solúveis, que desaceleram o processo digestivo, o marmelo potencializa a absorção de nutrientes, ao mesmo tempo que previne a constipação e facilita o trânsito intestinal. Ainda, ajuda no tratamento da diarreia. 

Leia também: Intestino preguiçoso: Aposte em laxantes naturais

Protege a saúde do coração

Também, devido à grande quantidade de fibras solúveis, a fruta asiática protege a saúde cardiovascular, uma vez que ajuda no controle do colesterol no sangue e, dessa forma, previne o aumento exacerbado da pressão arterial e a ocorrência de demais problemas no coração. 

Leia mais: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Pele jovial e bela

Não só rica em fibras, a fruta é abundante em antioxidantes naturais, como o tanino, também presente na vinho. Assim, o marmelo combate o estresse oxidativo e o envelhecimento precoce. Dessa forma, garante a jovialidade e a beleza da pele, do cabelo e das unhas, entre outros benefícios. 

Curiosidades sobre o marmelo

  • É considerada a fruta da fertilidade e do amor;
  • Também é conhecida como “pomo dourado”;
  • Foi o primeiro produto principal do estado de São Paulo, antes mesmo que o café;
  • Na Grécia, é conhecida como “maçã dourada”;
  • A marmelada também pode ser chamada de “queijo de marmelo”.

Como consumir

A fruta pode ser consumida in natura, mas é mais comumente ingerida na forma de marmelada, o popular doce brasileiro – trata-se de um purê de marmelo cozido com açúcar. Ainda, pode substituir outras frutas em outras receitas de sobremesas e, também, ser incluída em saladas. Certamente, há outras opções de consumo:

  • Preparo de sucos
  • Em vitaminas
  • Marmelo assado
  • Geléias e compotas
  • Marmelada com queijo
Geleia e marmelada
Geleia e marmelada

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo