Alimentos low carb que são ricos em fibras
Há quem acredite que para seguir a low carb vários alimentos precisam ser cortados da dieta. Felizmente, isso não é verdade. Apesar de alguns vegetais serem, de fato, ricos em carboidrato, isso não é uma regra para todos. Além disso, legumes e verduras são fonte de fibras, ou seja, uma excelente adição à dieta.
Também, vale lembrar que fibras não provocam picos de glicose. Ou seja, não são “contadas” dentro da low carb, portanto, estão liberadas para consumo. Não só, promovem a sensação de saciedade.
Alimentos low carb ricos em fibras
Sementes
Além de serem excelentes fontes de fibras, a maioria das sementes é também repleta de boas gorduras. Assim, são ótimas para integrarem a low carb.
Leia mais: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes
Legumes
Além de conterem poucas calorias, são excelentes fontes de fibras, bem como de vitaminas e minerais.
Alguns legumes e vegetais são:
Leia também: Alimentos ricos em fibras para prevenir acne
Folhas
Folhas (especialmente as verdes) são famosas por integrarem basicamente qualquer forma de dieta. Afinal, são altamente nutritivas, fontes de vitaminas e minerais, além de conterem poucas calorias.
Apesar de a alimentação ser a forma mais eficaz de adquirir as fibras necessárias para o corpo, muitos preferem suplementar essa substância. Mas o que os especialistas dizem sobre isso?
Leia mais: 5 frutas que você pode comer na dieta low carb
Suplementar é saudável?
Na verdade, isso depende. Ou seja, suplementos devem ser uma adição a uma alimentação que já seja balanceada, nutritiva e composta por alimentos naturais e de qualidade. Assim, um suplemento não cumpre o papel de uma dieta corretamente cumprida. Portanto, a suplementação é permitida, caso esteja aliada a uma alimentação saudável.
Cuidado com o consumo excessivo
Além disso, é importante lembrar que, ao alimentar-se de uma dieta rica em fibras, alguns cuidados são importantes.
Especialmente, é necessário reiterar a importância de manter-se hidratado, visto que, ao consumir alimentos fibrosos, mas beber pouca água, a substância pode ter o efeito reverso e ocasionar a constipação intestinal.