Leite de semente de melão: para que serve e como fazer em casa?

Alimentação Bem-estar
11 de Abril, 2024
Leite de semente de melão: para que serve e como fazer em casa?

Quem segue uma alimentação vegana ou tem alguma restrição com relação ao leite (como intolerância à lactose) está sempre em busca de bebidas vegetais para substituir o leite de vaca. No mercado, há inúmeras opções: aveia, amêndoas, castanhas, arroz, coco… Contudo, o que nem todo mundo sabe é que existe outra alternativa pouco convencional: leite de semente de melão.

Leia também: Melão: benefícios e propriedades da fruta. É bom para que?

A receita, que dá para fazer em casa, existe há bastante tempo, mas parece ter caído no gosto popular em 2024. De acordo com a plataforma Google Trends, as buscas pelo termo aumentaram 66% em janeiro, atingiram um pico em fevereiro e continuam altas até então. Além de mais barata e ecológica, a bebida concentra vitaminas e minerais benéficos para o funcionamento do corpo. Confira:

Benefícios do leite de semente de melão

De acordo com a nutricionista Clara Folino, assim como a maioria das sementes, as do melão são ricas nas chamadas “gorduras boas” e em fibras – além de carregarem proteína vegetal. O leite de semente é feito com o melão amarelo, da espécie Cucumis melo. Veja um resumo dos benefícios da bebida:

Possui antioxidantes

Os flavonoides, os carotenoides, os compostos fenólicos e as fibras prebióticas ajudam a combater os efeitos dos radicais livres no corpo, muitas vezes relacionados a doenças crônicas como câncer e problemas cardíacos.

Contém proteína vegetal

O que torna a bebida uma excelente opção para veganos e vegetarianos.

Fonte de micronutrientes

Como vitaminas C e A, ferro, fósforo, potássio e magnésio, que contribuem para diversos processos do organismo.

Menos resíduos para o lixo

Todos os anos, são descartadas milhões de toneladas de sementes como resíduo industrial e doméstico, gerando problemas ambientais e econômicos. Dessa forma, aproveitar as sementes que iriam para o lixo contribui com o meio ambiente.

Mais barato

Vamos combinar: as bebidas vegetais não são baratas. Por ser uma opção que dá para fazer em casa, a alternativa com a fruta vale para quem quer economizar.

Leia também: Semente de melão: benefícios que você precisa conhecer

Sabor do leite de semente de melão: é parecido com o leite de vaca?

A nutri, que já experimentou a receita em casa, conta que o leite de semente de melão possui um sabor suave e uma textura mais encorpada. Segundo ela, lembra o leite de coco (e até uma bebida de aveia), mas com um gostinho residual de melão. “Apesar da aparência leitosa, não é certo compararmos o sabor das bebidas vegetais com o do leite animal”, diz.

A bebida pode ser consumida pura, mas se você quiser deixá-la ainda mais nutritiva, Clara Folino indica fazer uma vitamina com frutas e aveia. Ou, então, misturar com café, para um café com “leite”. E se você adicionar whey protein (seja animal ou vegetal), conseguirá aumentar o teor de proteínas, podendo substituir facilmente os ovos pela manhã, por exemplo.

Mas como preparar o leite de semente de melão em casa?

“É muito fácil e bastante rápido também”, afirma Clara Folino. Primeiro, você deve lavar bem as sementes em água corrente para que a polpa e as fibras sejam eliminadas.

Depois, enrole-as em papel toalha (ou em um pano) para tirar o excesso de umidade — você pode conservar por três dias na geladeira depois disso. Em seguida, coloque as sementes no liquidificador, adicione 250ml de água, bata e coe.

A nutricionista gravou o processo e publicou em seu Instagram para provar que não é nada complicado! Confira:

Fonte: Clara Folino, nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP).

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista!

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor