Fred Nicácio, do BBB, fica em dúvida se deve lavar o arroz

Alimentação Bem-estar Casa
04 de Abril, 2023
Fred Nicácio, do BBB, fica em dúvida se deve lavar o arroz

O costume é antigo, mas muita gente ainda pratica: lavar o arroz. O hábito é tão popular aqui no país que o próprio escorredor de arroz foi inventado por uma brasileira — a dentista Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich, em 1959. O assunto, aliás, levantou uma discussão recente no Big Brother Brasil. Isso porque o participante Fred Nicácio foi lavar o alimento e algumas pessoas se opuseram a ele. 

Contudo, alguns internautas defenderam o médico. Há quem recomende enxaguar até cinco vezes o grão antes de colocá-lo na panela. Mas será que isso é recomendado?

Precisa lavar o arroz?

lavar arroz

Quem lava o arroz antes de cozinhá-lo diz que esse processo retira as impurezas e o “pó branco” que se acumulam no alimento. Mas a verdade é que o hábito não é necessário, e até não recomendado por alguns especialistas.

A explicação? O arroz refinado (branco) teve a sua casca de proteção retirada, o que o deixa mais “vulnerável”. Então, enxaguá-lo ou deixá-lo de molho aumenta as chances de perda de alguns nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, potássio, magnésio e fósforo.

Além disso, em vez de ficar mais soltinho, como muitos defendem, é mais provável que ele fique grudento. Isso porque o amido presente no arroz já estará hidratado antes de ir para a panela.

Quanto ao pó branco do arroz, pode ficar tranquilo — ele não é sujeira, e sim partículas do próprio arroz que se formaram durante o polimento do mesmo (etapa que deixa o grão branquinho).

Lavar o arroz elimina as bactérias?

Esta é outra ideia falsa, e por alguns motivos. Por ser um alimento não perecível, o arroz cru já não é um ambiente muito propício para vírus e bactérias. Sem contar que o cozimento em água fervente já eliminaria possíveis contaminações.

Por fim, vale lembrar: somente água corrente não é suficiente para acabar com micro-organismos prejudiciais para nós. É por isso que também não se recomenda lavar o frango cru antes de cozinhá-lo, por exemplo.

Leia também: Qual é a melhor maneira de guardar o ovo: na geladeira, ou fora dela?

E a contaminação por arsênio?

Muitas pessoas também falam que o grão pode estar cheio de arsênio, substância tóxica para o corpo humano. Mas a verdade é que os produtos comercializados aqui no Brasil possuem quantidades baixas da substância, o que torna a lavagem desnecessária. Isso porque a própria Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) fiscaliza a questão, e limita a concentração do composto para 0,3 mg/kg do alimento.

Outra ideia é que ao passar o grão na água, ele fica menos calórico porque perde amido. Mas a verdade é que o amido está presente na estrutura do arroz, e não sai.

Outros tipos

Apesar de ainda desnecessária, em alguns casos, a lavagem do alimento não prejudica seus nutrientes. É o caso do arroz integral, que ainda conta com a casca de proteção; e do arroz parabolizado, que passa por um procedimento de “selagem”.

Ficou em dúvida? Verifique a embalagem. Nela, geralmente estão contidas informações para o preparo correto do arroz.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva