Laticínios podem ajudar a prevenir diabetes e hipertensão
Um estudo recentemente publicado foi responsável por uma descoberta: aumentar a ingestão de laticínios pode ajudar a prevenir diabetes e hipertensão. Leite, queijos, iogurte são, portanto, não apenas saborosos, mas também promovem benefícios à saúde.
Apenas nos Estados Unidos, país que comandou a análise, mais de 30 milhões de pessoas são diagnosticadas com diabetes. No caso da pressão arterial, cerca de metade da população adulta estadunidense sofre com a hipertensão. Portanto, profissionais da área da saúde vêm buscando maneiras de melhorar o tratamento para ambos os problemas.
Laticínios x diabetes e hipertensão
Cientistas da Universidade de Saúde Hamilton e McMaster analisaram mais de mil pacientes de diversas localidades a fim de entender quais os possíveis efeitos positivos do consumo de laticínios. Ao todo, pessoas de 21 países foram analisadas, todas de idades de 35 a 70 anos. Todas tiveram seus históricos médicos avaliados.
Por fim, concluíram que o maior consumo de laticínios está associado a menor risco de sofrer de síndrome metabólica, um conjunto de condições que aumentam o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral e diabetes.
Ainda, é importante ressaltar que os laticínios considerados no estudo foram o leite, o iogurte grego e o queijo. Creme de leite e manteiga não foram analisados.
Leia mais: Comer queijo todo dia pode reduzir risco de doenças cardíacas