Lasanha de frango: como deixar a receita saudável no Dia da Lasanha!

29 de julho, 2022

É difícil encontrar alguém cuja boca não encha de água ao ouvir a palavra lasanha — seja de frango, presunto, queijos, à bolonhesa… A questão é que, dependendo dos ingredientes escolhidos, a preparação pode se tornar extremamente calórica e rica em nutrientes não tão saudáveis. Por isso, hoje, no Dia da Lasanha, separamos algumas dicas para deixar a sua receita mais leve! Confira:

Escolha uma boa fonte de proteínas, como a lasanha de frango

A receita mais famosa no Brasil leva presunto, uma carne embutida e ultraprocessada que é rica em gorduras saturadas e outros ingredientes que podem trazer prejuízos ao organismo se consumidos em excesso. Exemplos são sódio, conservantes, emulsificantes e estabilizantes.

Por isso, sempre que possível, troque o presunto por fontes de proteína mais saudáveis, como patinho moído e frango. Há quem use até alguns peixes, como atum em lata ou salmão desfiado, na preparação.

Priorize um molho natural

Molhos de tomate prontos, encontrados em abundância nos mercados, também são produtos industrializados que podem conter aditivos químicos. Por isso, o ideal é preparar a versão caseira, que leva apenas tomates, sal e outros temperos a gosto.

Contudo, sabemos que nem sempre é possível reservar um tempinho para esta etapa da sua lasanha. Nesses casos, vale ficar de olho nos rótulos: priorize aqueles com as menores listas de ingredientes.

Troque a massa por abobrinha, berinjela ou pupunha

Para quem busca emagrecer ou segue a dieta low carb, trocar a massa (feita com farinha de trigo refinada) por uma opção vegetal pode ser interessante. As mais conhecidas são abobrinha, berinjela e pupunha.

Para você usar esses vegetais como substitutos, a dica é cortá-los em tiras finas, no sentido longitudinal (isto é, na direção do comprimento). Você pode pré-preparar em uma frigideira com um fio de azeite ou colocar as fatias cruas na lasanha, para que elas cozinhem no forno com o restante dos alimentos.

Não exagere nos queijos

Afinal, eles acrescentam muitas calorias ao prato. Por isso, em vez de colocar vários tipos na sua lasanha (muçarela, parmesão, catupiry…), priorize apenas um (a muçarela, por exemplo, é uma boa opção).

Leia também: Vinagre de maçã com cúrcuma emagrece? Conheça a bebida

Como fazer lasanha de frango

Agora que você já sabe todas as dicas que tornam a lasanha amiga de uma alimentação mais equilibrada, confira uma receita para comemorar o Dia da Lasanha! A porção é individual:

Ingredientes:

  • 1 abobrinha grande;
  • 100g de frango cozido e desfiado;
  • 2 tomates;
  • 4 fatias de queijo;
  • Sal, páprica, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto.

Modo de preparo:

Primeiramente, corte os tomates em pedaços menores, coloque-os em um prato, tampe e leve ao micro-ondas por dois minutos. Em seguida, bata no liquidificador com um pouco de água e tempere — esse será o molho.

Então, corte a abobrinha em fatias, tempere-as e faça isso também com o frango. Logo após, monte a lasanha: coloque uma camada de abobrinhas, depois uma de molho, frango e queijo, repetindo o processo até a última camada ser o queijo. Por fim, cubra a assadeira com papel-alumínio, leve ao forno até cozinhar e deixe mais alguns minutos sem o papel para dourar.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.