Laranja kinkan: Conheça os benefícios da fruta cítrica
A laranja kinkan, também chamada de mini laranja e kumquat, é uma laranja pequena e sabor mais doce em comparação com outros tipos, apesar de ainda ser considerada uma fruta cítrica. Além disso, sua casca também é mais fina e comestível. Muito rica em vitamina C, consumir essa laranja pode ser excelente para a saúde, especialmente para a imunidade.
Não muito maior que uma uva, a laranja kinkan é nativa da China. Mas, hoje é plantada em diversas partes do mundo e se adapta especialmente bem em climas quentes, como o do Cerrado brasileiro.
Leia mais: Frutas cítricas: O que são e quais os benefícios
Laranja kinkan: Benefícios da mini laranja
Fortalece a imunidade
Devido à enorme quantidade de vitamina C, essa laranja pequena é excelente para a imunidade. Ou seja, 100 gramas dessa laranja contém o equivalente a 73% da quantidade de vitamina C que um adulto deve consumir diariamente. Portanto, adicionar a pequena fruta à dieta poderá trazer muitos benefícios para a saúde.
Leia também: Alimentos com mais vitamina C que a laranja
Combate a constipação
Nem só de vitamina C compõe-se a laranja kinkan: sua quantidade de fibras também chama a atenção. Assim, em 100 gramas da fruta há cerca de 7 gramas de fibras. Contudo, as fibras são importantes para a saúde por diversos motivos, e um deles é a melhora do funcionamento intestinal. Basicamente, uma dieta rica em fibras é essencial para evitar a constipação (prisão de ventre), além de ajudar no emagrecimento, proteger a saúde cardiovascular e prevenir doenças como diabetes.
Leia mais: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes
Protege a saúde do coração
A fruta é rica em ômega 3, um tipo de ácido graxo essencial, ou seja, não é naturalmente produzido pelo organismo. Por isso, deve ser adquirido pela alimentação. No organismo, o ômega-3 ajuda a melhor controlar o nível de colesterol e reduz o risco de problemas como a hipertensão e outros.
Prevenção de doenças crônicas
Muitas doenças crônicas como Alzheimer e certos tipos de câncer são provocadas em parte pela ação de radicais livres no organismo. Pois, os radicais livres provocam o estresse oxidativo, processo inflamatório que acarreta na formação de tumores e na ocorrência dessas doenças. Nesse sentido, a laranja kinkan, por conter antioxidantes e promover natural ação anti-inflamatória, pode ajudar a prevenir esse processo.
Leia também: Conheça o nutriente que pode prevenir o Alzheimer
Laranja kinkan: Como consumir
- In natura;
- Saladas de frutas;
- Desidratada;
- Doces e sobremesas diversas;
- Por fim, também é possível consumir suas sementes.