Muita gente considera a barriga saliente um dos pontos mais difíceis de secar no processo de emagrecimento. Pois, nem sempre a gordura acumulada na região vai embora com os quilos na balança. Isso porque, além da necessidade de praticar exercícios físicos e da predisposição genética, alguns alimentos promovem processos inflamatórios no organismo, provocando inchaço abdominal e aumentando o risco de doenças crônicas. Ou seja, é preciso escolher bem, por exemplo, o que comer no jantar para perder barriga.
Doces, bebidas alcoólicas, farinha branca e frituras são os principais responsáveis pelo estufamento e a sensação de mal-estar. Além disso, uma dieta rica em carboidratos refinados também dispara picos de açúcar no sangue e estimula a produção de insulina no corpo. Assim, o resultado é o acúmulo de gordura abdominal.
Dessa maneira, outro fator que causa desconforto é a intolerância ou a sensibilidade alimentar. Pois, os derivados do leite e o glúten são os grandes problemas da má digestão. Mas, é preciso realizar exames e concluir o diagnóstico antes de cortar estes ingredientes da dieta.
Além de evitar carboidratos simples, em um jantar para perder barriga é preciso incluir fibras no cardápio. Ou seja, quinoa, chia, linhaça, frutas e verduras aumentam a saciedade e diminuem a absorção de gordura. Além disso, não podemos esquecer dos alimentos termogênicos, como a canela, gengibre e pimenta, que contribuem acelerando o metabolismo.
Da mesma forma, peixes, azeite, castanhas, amendoins e abacate são considerados gordura boa. Pois, não só favorecem a perda de peso por reduzirem a inflamação, mas também melhoram o trânsito intestinal.
Leia também: Qual a melhor dieta para definir o abdômen?