Jabuticaba: Benefícios da fruta brasileira
A jabuticaba é uma fruta pequena de cor escura e tipicamente brasileira. Parte da alimentação de muitos, a pequena nativa da Mata Atlântica é muito característica e pode ser notada brotando no caule (tronco) da jabuticabeira, sua árvore. Não apenas por aqui, ela também pode ser encontrada em países próximos, por exemplo, na Argentina.
Assim, ela chama a atenção por sua suculenta polpa e seu doce sabor. Não só, suas propriedades também são notáveis. Entre essas, a vitamina C, encontrada em grande quantidade. Além desta, a vitamina E e diversos minerais, como magnésio e zinco, estão presentes na composição da fruta.
A jabuticaba pode se gabar por ser rica em manganês, mineral essencial para a saúde óssea. Porém, embora a polpa ganhe em doçura, ela perde para o restante da fruta. As sementes oferecem substâncias saudáveis, caso dos taninos, substâncias protetoras das células. Há ainda fibras e algumas gorduras do bem.
Mas, a estrela da maioria das pesquisas é mesmo a casca preta. Pois, compostos encontrados na capa da fruta provocam um considerável relaxamento das artérias. E esse efeito contribui para baixar a pressão.
Leia mais: 5 frutas que você pode comer na dieta low carb
Benefícios da jabuticaba
- Fortalece a imunidade;
- Previne doenças diversas;
- Rica em fibras, ajuda no funcionamento intestinal;
- Controla o nível de açúcar no sangue;
- Previne a anemia e infecções na pele.
Além disso, ela se sobressai por sua riqueza em vitaminas do complexo B, também muito presentes em carnes, leite e seus derivados.
Leia também: As frutas mais saudáveis para colocar na dieta
Como consumir
Ainda, a fruta não precisa ser consumida apenas in natura, ela também pode fazer parte de uma deliciosa salada de frutas. Além disso, pode também participar de muitas outras receitas, por exemplo:
- Geleias e compotas;
- Doces, sorvete e picolé;
- Sucos, vitaminas e smoothies;
- Licor.
Leia mais: Melhores opções para quando bate a vontade de um doce