Insulina Basaglar: o que é, para que serve e como armazenar corretamente
Entre os diversos medicamentos existentes para o tratamento do diabetes (tipos 1 e 2), a insulina Basaglar é um dos mais conhecidos. Veja, a seguir, quais os seus efeitos e como armazenar corretamente:
O que é a insulina Basaglar?
De acordo com o médico endocrinologista Dr Filippo Pedrinola, a insulina Basaglar, também chamada de insulina glargina, é uma “insulina de ação lenta com cerca de 23 horas de duração. Ela tenta imitar a produção basal de insulina no nosso pâncreas”, diz. Portanto, o medicamento é importante para períodos interprandiais (isto é, entre as refeições) e períodos de jejum (durante a madrugada, por exemplo).
Para entender melhor como o remédio funciona, vale conhecermos as propriedades da insulina dentro do nosso corpo: trata-se de um hormônio produzido pelo pâncreas que tem como objetivo controlar o nível de glicose (açúcar) no sangue e fornecer energia ao organismo.
Desse modo, a insulina Basaglar equilibra os níveis de glicose na corrente sanguínea, permitindo que as células do corpo a utilizem ao longo do dia – geralmente, associa-se seu uso com outros tipos de insulina de ação rápida e antidiabéticos orais.
Leia também: Estudo aponta molécula que detecta diabetes antes dos sintomas
Para quem é indicada?
“Para pacientes com diabetes mellitus do tipo 1, e para pacientes com diabetes mellitus do tipo 2 de longa data e/ou que estejam descompensados do ponto de vista glicêmico”, explica o especialista.
O medicamento é usado por meio de injeções, geralmente aplicadas no abdômen, na coxa ou no braço, locais que concentram mais gordura. As aplicações ocorrem uma vez ao dia, sempre no mesmo horário, conforme a indicação individualizada do médico.
Como armazenar a insulina Basaglar?
O Dr Filippo Pedrinola explica que é preciso armazenar a insulina na geladeira enquanto estiver fechada. “Após aberta, ela terá 28 dias de validade, independentemente de ficar na geladeira ou fora dela – apenas não pode ficar em locais com temperatura acima de 30°C.”
Possíveis efeitos colaterais
Segundo o endocrinologista, a possível consequência mais temida da insulina Basaglar é a hipoglicemia. “Outros efeitos colaterais indesejados são lipohipertrofia e dor no local de aplicação.”
Por fim, o especialista reforça a necessidade de usar o medicamento apenas com a indicação e a orientação de um médico especializado.
Leia também: Diabetes, hipertensão e exercícios físicos: benefícios e cuidados
Fonte: Dr Filippo Pedrinola, médico endocrinologista e criador do protocolo Medicina de Estilo de Vida.